Secretaria de Educação promove o I Encontro de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (24), o I Encontro de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Nilópolis.

O encontro, que tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço oferecido aos alunos, pais e funcionários das escolas, contou com a palestra do Professor Julio César Furtado dos Santos, cujo tema foi “Liderança, Gestão Escolar e Pedagógica: O Desafio de Fazer Acontecer”.

Autor de diversos livros, entre eles: “Aprendizagem significativa”, “Ih! Errei!” e “Professora, não entendi”, o Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diplomado em psicopedagogia pela Universidade de Havana, em Cuba, Julio César trouxe à Nilópolis um dos seus encontros que realiza em todo o país com temas que envolvem a educação, o trabalho em equipe e a sua importância para o desenvolvimento das escolas.

Dentre outros assuntos, Julio César falou sobre as funções do gestor pedagógico; Os componentes dinâmicos da
liderança escolar; A gestão do compromisso e a gestão da motivação docente; A liderança na escola e o imperativo da gestão das atitudes educadoras e o novo Ensino Médio.

A secretária de Educação, Profª Eva Maria de Melo Vasconcelos, aproveitou o encontro para fazer um breve balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão à frente da pasta. Ela destacou as dificuldades encontradas nos primeiros dias, como os inúmeros problemas nas unidades escolares e pontuou que dentre as ações já implementadas, uma das primeiras foi a de criar um clima de confiança, dialógo e respeito para com os professores. Citou ainda que conseguiu aumentar em 600 o número de alunos matriculados e que, em agosto deve ser inaugurada mais uma creche no município. “Integramos as ações municipais com os planos e programas federais, estamos trabalhando em parceria com as demais secretarias, inclusive, com a ajuda da Secretaria de Segurança Pública, reativamos a Ronda Escolar e estamos trabalhando, neste primeiro momento na recomposição básica das escolas”, disse.

O evento realizado no auditório da UniAbeu, reuniu membros dos quadros de direção e chefia das escolas municipais e da própria secretaria, além de convidados como o procurador Geral do Munícipio, Dr. Bruno Cabral, o secretário de Segurança Pública, Coronel José da Silva Macêdo Júnior, o supervisor de Operações da Secretaria de Segurança Pública, Major Geraldo Fontes, o membro do Conselho Municipal de Educação, Lydienio Barreto e professores da UniAbeu.