Vila Olímpica de Nilópolis agora é sede de competições de Olimpíadas Especiais

Atletas do Rio, Minas e São Paulo disputaram provas de atletismo e tênis

A partir deste ano, a Vila Olímpica de Nilópolis é um dos locais para competições de esportes promovidas pelas Olimpíadas Especiais Brasil (OEB – organização voltada para o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte). Atletas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais jogaram tênis e correram na pista de atletismo. O evento começou no dia 1º de dezembro e terminou no dia 3.

As disputas começaram às 9h e, às 11h, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Marcelo Leitão, recebeu o prefeito Abraãozinho, o deputado federal Ricardo Abrão e o deputado estadual Rafael Nobre. Eles foram prestigiar as competições que integram os Jogos Regionais Sudeste das OEB. Ao final, foi assinado um convênio com a instituição para treinamento dos funcionários da pasta a fim de trabalharem com esse público-alvo.

Raphael Downzinho, pessoa com Síndrome de Down que participou pelo Rio, encantou Abraãozinho. Ele convidou todos a seguirem sua página no instagram. Os participantes vestiam uniformes nas cores azul (Rio), amarelo (Minas) e vermelho (São Paulo). “Agradeço o carinho com que me receberam, deram quatro voltas na pista de corrida mesmo com esse calor”, comemorou o prefeito, acrescentando que eles poderiam contar sempre com as autoridades nilopolitanas.

No domingo, houve o encerramento na Vila Olímpica de São João de Meriti. Os atletas competiram com salto em distância e badminton. Também ocorreram competições de Basquete 3×3, Bocha, Futsal, Tênis de Mesa e Vôlei de Praia.

Além das competições, o evento também teve atividades ligadas aos programas da OEB que visam atender por completo a pessoa com deficiência e sua família. É o caso de Atletas Saudáveis, focado nas especificidades da saúde da pessoa com deficiência intelectual; Atletas Jovens, que promove a iniciação esportiva em crianças; e Liderança Juvenil.

A cidade de São João de Meriti já sedia torneios e é a base da maioria das competições. No total era prevista a participação de 300 atletas vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Eles participaram de certames também de Ginástica Rítmica e Natação, além de seis modalidades no formato unificado – forma de disputa em que pessoas com e sem deficiência intelectual competem juntas.

Os paulistas tinham a maior delegação, com 137 pessoas entre participantes e comissão técnica; Minas Gerais veio com oito atletas, num total de 15 integrantes. Eles eram de Betim, na região metropolitana de Minas. O estado do Rio estava com 70 pessoas, entre atletas e comissão técnica.