Prefeitura dá início aos mutirões de limpeza em Nilópolis

Os moradores de Nilópolis já começam a perceber os resultados do novo tratamento de limpeza que vem sendo dado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Desde o início deste ano, a Prefeitura vem realizando mutirões de limpeza em diversos bairros.

– Atendendo a determinação do prefeito Farid Abrão, implantamos os mutirões como um modo de promover uma cidade mais limpa e também de estimular a população a preservar os espaços públicos – avalia o secretário de Serviços Públicos, Jorge Scalise.

A ação, que pretende ser permanente, escolherá a cada semana praças, ruas e outros pontos da cidade para receber a visita de servidores do setores da Limpeza Urbana e de Iluminação Pública. A população também é convidada a cooperar de modo voluntário.

Os primeiros espaços atendidos foram: o Calçadão da Avenida Mirandela, no Centro; o entorno da Igreja de São Sebastião, em Olinda e as praças do AMEM, das Crianças e Osmar Serpa de Carvalho, que ficam no bairro Manoel Reis e a Praça da Armada, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

– Os pontos são escolhidos com ajuda de lideranças comunitárias. Estamos trabalhando para que as pessoas sejam estimuladas a voltarem a circular e a ocupar ruas e praças – explica Jorge Scalise.

Os servidores realizam a limpeza de bocas de lobo, a manutenção da rede elétrica, a reposição da iluminação pública e a retirada de pontos de lixo clandestinos, além de roçadas e pinturas de bancos, brinquedos e meios-fios.

Além da realização dos mutirões, a capina em vias públicas ocorre normalmente, assim como a fiscalização dos pontos de despejo irregular de entulhos e lixo.

“Ouvimos o clamor da população para que essa medida fosse tomada. A ação implementada pela prefeitura será realizada de forma periódica para o bem estar de nossos cidadãos. A Prefeitura faz a sua parte, mas é preciso que a população também contribua. Os moradores precisam colaborar e denunciar, pois quem quer sujar nossa cidade será punido na forma da Lei”, disse o prefeito Farid Abrão.

Vale destacar que as melhorias estão sendo feitas com recursos próprios. A população pode fazer sua parte realizando pedidos de retirada de entulhos ou denunciando pontos de descarte irregulares através da Ouvidoria Municipal (https://nilopolis.rj.gov.br/site/ouvidoria/) ou pelo Disque-Entulho (2692-1511).