Vila Olímpica de Nilópolis recebe Jogos Regionais Sudeste das Olimpíadas Especiais Brasil

A Secretaria de Esporte e Lazer de Nilópolis recebe pela primeira vez o encerramento das competições das modalidades de atletismo e tênis dos Jogos Regionais Sudeste das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB – organização voltada para o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte). O evento está marcado para o próximo sábado, 2 de dezembro, na Vila Olímpica, localizada no bairro Frigorífico.

As disputas serão a partir das 9h, e logo em seguida, o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Leitão, assinará convênio com a instituição para treinamento dos funcionários da pasta. A Vila Olímpica de São João de Meriti, localizada no Grande Rio, já sedia torneios da OEB.

A cidade de São João de Meriti já sedia torneios e é a base da maioria das competições. No total é prevista a participação de 300 atletas vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Eles vão participar de certames também de Ginástica Rítmica e Natação, além de seis modalidades no formato unificado – forma de disputa em que pessoas com e sem deficiência intelectual competem juntas.

São elas: Badminton, Basquete 3×3, Bocha, Futsal, Tênis de Mesa e Vôlei de Praia. Para além das competições, o evento também conta com atividades ligadas aos programas da OEB que visam atender por completo a pessoa com deficiência e sua família. É o caso de Atletas Saudáveis, focado nas especificidades da saúde da pessoa com deficiência intelectual; Atletas Jovens, que promove a iniciação esportiva em crianças; e Liderança Juvenil, destacando a autonomia da pessoa com deficiência intelectual.