Secretaria de Transportes de Nilópolis apresenta Plano de Mobilidade Urbana

Documento foi também tema de audiência pública na Câmara

Nesta quinta-feira (30/11), ocorreu uma audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Nilópolis, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. O evento reuniu funcionários da Secretaria de Transporte, vereadores e uma representante da empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades.

O Plano de Mobilidade Urbana destaca as características do município, aspectos urbanísticos, sistema viário de circulação, transporte ativo (bicicletas, skates, patinetes, pedestres), transporte coletivo, frota veicular e contagem volumétrica. Durante o evento, foram apresentadas propostas e projetos visando melhorar a qualidade de vida dos moradores e frequentadores do município.

“Hoje foi entregue o Plano de Mobilidade Urbana do nosso município. Um trabalho muito importante, um pouco extenso, mas que traz todos os estudos e características atualizadas do nosso município dentro da política de mobilidade urbana. Agora, poderemos desenvolver e colocar em prática o que a população tanto espera”, garantiu o agente de trânsito Nilton Marques

Diversos temas foram abordados, como fluxos urbanos, polos geradores de viagens, características dos deslocamentos, inventário viário, circulação pedonal (calçadas e acessibilidade), circulação cicloviária, transporte coletivo e transporte público.

A arquiteta e urbanista Amanda Andrade apresentou o plano de mobilidade em nome da empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades, que atua em mais de 100 municípios de 21 estados e está presente em Nilópolis há 11 meses.

“O plano de mobilidade urbana visa melhorar o sistema viário como um todo e também a questão do transporte coletivo e do transporte ativo. Atualmente, a mobilidade urbana é uma prioridade determinada por lei. É a vez do transporte para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo, seja ônibus ou trem”, ressaltou Amanda.