Prefeito Abraãozinho vistoria obra do novo teatro municipal de Nilópolis

Artistas estão entusiasmados e acompanham as etapas

O prefeito de Nilópolis Abraãozinho David, o secretário de Cultura Antônio Carlos e o vereador Flávio Vergueiro, secretário de Obras à época do projeto, vistoriaram esta semana o início das obras do novo teatro municipal de Nilópolis, localizado ao lado da rodoviária, entre a Avenida Getúlio de Moura e a Rua Frei Ludolf, no Centro.

“A obra está na fase inicial, com toda a fundação sendo realizada. Agora vamos reerguer o que foi retirado do povo nilopolitano, o nosso teatro municipal, com 364 lugares. E aqui vamos voltar com a antiga biblioteca, também tirada do povo nilopolitano. Queremos restaurar nossa cultura e também nossa educação”, afirmou o prefeito, acrescentando que a benfeitoria leva tempo e não é barata. A previsão de conclusão é de dezembro de 2023.

Esta benfeitoria integra o projeto Dá-lhe Obras, um pacote promovido pelo governo municipal. O trabalho é realizado pela empresa Marenge Engenharia, Construções e Serviços, com orçamento de $10.913.422,46 , de acordo com o processo 6.878/22, em parceria o governo do Estado. O projeto arquitetônico é das funcionárias da Secretaria Municipal de Obras, as arquitetas Celi Kássica, Bianca Calil e Michelle Silva.

As autoridades estavam acompanhadas de um grupo de entusiasmados artistas, entre os quais estava Luís Valentim, ator com mais de 47 anos de atuação no município. “Antes não era ainda um teatro, mas um auditório que o prefeito Farid melhorou muito: instalou ar condicionado, poltronas novas e criou camarim”, recordou Valentim.

Ele garantiu que os artistas, ao lado do secretário Antônio Carlos, irão acompanhar todas as etapas da obra. “Será um teatro para toda a Baixada, não apenas para Nilópolis”, afirmou, com a concordância do secretário de Cultura. ” Aguardamos o novo teatro há mais de 15 anos”, lembrou Antônio Carlos.

“Servirá de palco para todo tipo de arte e todo tipo de artista, venha ele de onde vier. Arte erudita, teatro, dança, concertos, música popular, erudita, balé. Equipamento único na Baixada que estará a serviço da arte popular, com certeza”, garantiu o secretário.

Ao lado de Valentim e Antônio Carlos estavam o diretor da Escola Municipal de Teatro, Thiago Cardoso, o técnico de som da secretaria, Fabrício Esteves, a estudante de teatro da escola, Serena e o recém-formado ator André Bezerra. André Bezerra, começou teatro em 2019, formou-se em 2022. Agora integra o espetáculo Cavilação, apresentado como prova de final de curso. Serena salientou a falta de aparelhos públicos de cultura na Baixada. “É um ganho para a região como um todo. Eles se concentram na capital do estado”.

2.594 metros quadrados de área construída

O teatro terá área total construída de 2.594 metros quadrados, na entrada da sala de espetáculos será construído um foyer (local onde os espectadores vão aguardar o início da apresentação) e poderão lanchar em uma cafeteria. O teatro em si terá 364 lugares e um palco que medirá 98 metros por 70 metros quadrados.

Os artistas vão dispor de três camarins, haverá dois banheiros para o público (feminino e masculino), ambos com uma baia para pessoas com deficiência (pcd) e dois banheiros para funcionários (feminino e masculino), também com uma baia para pcd.

A administração do espaço vai dispor de duas salas para oficina de cenário e uma sala para exposições, além da biblioteca que será realocada no lugar. E um terraço onde o público poderá ficar ao ar livre. Do lado de fora, o público contará com uma praça na frente do prédio, uma área de vivência para aguardar o início das apresentações.