Prefeito Abraãozinho e governador Cláudio Castro reinauguram Calçadão da Mirandela

Cadeirantes, atleta paraolímpico e idosa subiram rampa que substituiu escada rolante

Anônimos e famosos se juntaram ao prefeito Abraãozinho, ao governador Cláudio Castro, e a diversas outras autoridades na noite de terça-feira (5) para comemorar a revitalização do Calçadão da Mirandela e da Praça Prefeito Miguel Abrão, mais conhecida como Praça do Chafariz. Eles subiram a passarela que agora une os dois lados da estação de trem acompanhados de cadeirantes, um atleta paraolímpico e uma idosa.

A rampa possibilita a travessia de um lado para o outro e substitui a escada rolante, que não atendia as necessidades. A animação ficou por conta da explosão de fogos de artifício e do ritmo contagiante de integrantes da bateria da escola de samba Beija-Flor que, ao lado da porta-bandeira Selminha Sorriso, e do mestre-sala Claudinho, fizeram muitos que acompanhavam a cerimônia arriscar alguns passos de samba.

Chamado pelo governo municipal de ‘Dá-lhe Obras’, o pacote de benfeitorias urbanas é fruto de convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, que repassou R$ 78 milhões ao poder executivo.

“Meu coração está explodindo de alegria e eu cumprimento esse amigo que irei levar pelo resto de minha vida, que é o Cláudio. Quando os políticos estão unidos, as coisas acontecem”, finalizou o prefeito, ladeado pelo deputado federal Ricardo Abrão, pelo deputado estadual Rafael Nobre, pela vice-prefeita professora Flávia, pelo secretário de estado Uran Andrade, por secretários municipais, vereadores e outras autoridades.

“Pelo seu compromisso, sei que você será o maior prefeito da história dessa cidade. Nilópolis terá o seu hospital. Esse compromisso é nosso, não é promessa de campanha, não sou candidato à reeleição. É um compromisso de gratidão com a Baixada, que me abraçou, me deu uma grande votação. Garanto também que o Rio Imagem Baixada vai zerar todas as filas de exames até 2024 para quem necessita de cirurgia”, assegurou o governador Cláudio Castro, sob aplausos.

Calçadão da Mirandela tem agora o nome de Laíla

O novo calçadão foi batizado com o nome do ex-diretor de carnaval da Beija-Flor, Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, que faleceu aos 78 anos em 2021, vítima de Covid-19. Sua filha Laísa Lima, diretora de bateria da Beija-Flor, representou a família na cerimônia. Além de uma iluminação cênica que dá um ar etéreo ao centro comercial, ele ganhou mobiliário urbano, plantas, cobertura, bancos e rampa de concreto.

Para diminuir os efeitos das altas temperaturas de nosso clima tropical, os operários instalaram uma cobertura leve e arejada para proteção contra sol e chuva. O projeto é do arquiteto Jozé Cândido Lacerda, ex-presidente da RioUrbe, mesmo idealizador da ponte na Ilha do Fundão.

Pcds e idosa que subiram a rampa

Thayane Pacheco subiu a rampa empurrando a cadeira de rodas da filha Luíza Pacheco Timóteo, 7 anos, a primeira criança cadeirante a tomar a vacina contra o coronavírus na cidade. “Como mãe de uma criança cadeirante, eu acho que além de inclusão e acessibilidade para todas as crianças e pessoas pcds da nossa comunidade, essa passarela significa liberdade”, afirmou Thayane, que caminhou ao lado das autoridades.

Junto com elas, seguiram também Léa Brasil e seu filho Wandinho, atleta paraolímpico com dificuldades de locomoção, William do Cabuís, em sua cadeira de rodas e dona Giovana, de 84 anos, que participa do programa Viva Bem, promovido pela prefeitura.

Do outro lado da passarela, já no palanque no Calçadão da Mirandela, moradores de localidades beneficiadas com obras de contenção de encostas, Ângelo Souza (Vila Esperança), Alyson (Novo Horizonte), Kátia Regina e Mauro (Carlos Oliveira) e Lucas (Cabuís) deram depoimentos, expressando sua gratidão pelas benfeitorias realizadas em seus bairros.

Morador do bairro Cabuís, o aposentado Nilo Sérgio, de 71 anos, aproveitou o momento histórico para acompanhar de perto a entrega do tão sonhado calçadão.

“Além de fazer com que o nosso município fique bem bonito aqui no centro, a construção da passarela trouxe acessibilidade, é uma coisa muito linda e muito necessária. Graças a Deus nós temos um prefeito no nosso município. Estamos todos aqui de braços abertos e aplaudindo essa linda obra. Não sou de partido nenhum, mas a gente tem que elogiar essa obra feita pelo nosso prefeito.”