Prefeitura de Nilópolis oferece curso preparatório para alunos da rede municipal

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Educação, está oferecendo curso preparatório para estudantes do 9° ano da rede municipal, disponibilizando 120 vagas, com a finalidade de possibilitar a inserção dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Nilópolis em escolas técnicas e Militares.

Sem pagamento de taxa, as inscrições vão até o dia 8 de abril, das 8h às 17h, nas dez unidades escolares que possuem ensino fundamental. Para se inscrever, basta ter a autorização dos pais. Serão 120 vagas disponibilizadas, havendo duas fases no processo seletivo.

Serão 20 questões objetivas, divididas em duas áreas de conhecimento, português e matemática. A duração será de 3 horas para responder as questões objetivas e preencher o cartão resposta, e não poderá deixar o local antes de uma hora após o início da prova.

“O projeto tem como objetivo principal dar oportunidades e fortalecer o conhecimento dos estudantes, estimulando em cada um o senso crítico, através da troca ativa de conhecimento. O espaço será de mediação pedagógica que busca realizar, além da preparação para os exames, reflexões sobre as questões atuais e da realidade de nossa sociedade, materializando-se como sujeito coletivo, com ideais sociais, culturais e políticas. O maior desafio é a luta por uma educação igualitária, que ajude os estudantes a fazer parte de um projeto que visa a superar suas limitações, favorecendo o reconhecimento destes estudantes perante a sociedade, como sujeitos capazes de transformá-la quando preciso”, esclareceu a Professora Sheila Botelho.

A prova será realizada no dia 13 de abril, na Escola Municipal Jorge Mkhail Jarjous, no centro da cidade. O portão será fechado às 8h, e os candidatos terão que estar com o comprovante da inscrição, documento oficial de identificação e caneta esferográfica transparente. No dia 15 de abril, no mesmo local da prova, às 14h, será feito um sorteio para ver quais candidatos irão ocupar as vagas.

Durante o preparatório, serão oferecidas aulas de português, redação e matemática. O material de estudo será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação.

Está sendo uma grande oportunidade para os alunos da rede municipal. A mãe do Samuel Barros, aluno do 9° ano, se sente grata por essa oportunidade única: “Hoje me encontro muito feliz porque a Escola Municipal Edyr Ribeiro está nos oferecendo um curso preparatório para os nossos filhos, um curso a qual temos a oportunidade de estar tirando os nossos filhos da rua, oferecendo um estudo e educação melhor. Nós como pais vamos acreditar num futuro melhor para eles”, disse Cíntia Barros.

Para mais informações, procure secretaria da sua unidade escolar.