Prefeitura de Nilópolis abre 700 novas vagas na Rede Municipal de Ensino e inaugura novas escolas

Cerca de 500 a.C., Pitágoras, pai do conceito de Justiça, norteadora do Direito, declarou: “educai as crianças e não será preciso punir os homens”. A assertividade dessa afirmativa, é o norte que a Prefeitura de Nilópolis vem dando para a educação no Município.

E para garantir que os pequenos nilopolitanos tenham totais condições de ter uma educação de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando arduamente para implementar melhorias em toda a Rede Municipal de Ensino. E o ano letivo de 2019 já começou com 700 vagas a mais:

“Criamos novas turmas e como isso foi possível oferecer essas 700 vagas a mais. Abrimos turmas de berçário, disponibilizamos toda a estrutura necessária e nesse momento posso garantir que atendemos na Rede Municipal de Ensino amplamente crianças dos quatro anos até chegarem ao 9º ano”, destacou a secretária de Educação, Flávia Duarte.

Dentre as melhorias que os estudantes estão encontrando nesse início das aulas podem ser destacadas as obras pelas quais estão passando as unidades escolares. Flávia salienta que em algumas delas está sendo necessário fazer uma reforma completa, dada as condições precárias em que as escolas foram deixadas por gestões anteriores. Ela cita o exemplo dos alunos da Escola Municipal José D’Alessandro, localizada no bairro Cabuís, que estão estudando no Ciep Haroldo Barbosa, por conta das obras:

“Não é só pintura. A unidade está sendo totalmente reestruturada e isso demanda tempo, mas para evitar qualquer prejuízo aos alunos eles estão alocados em outro local”, explicou a secretária.

Outra escola que precisou ser completamente reformada foi a Maria da Conceição Cardoso, em Nova Cidade. A entrega da unidade escolar ocorreu no última terça-feira (19) e causou surpresa para aqueles que viram o estado em que o imóvel se encontrava. Com a entrega desta unidade, a Prefeitura já devolveu à comunidade quatro escolas em perfeitas condições. A Creche Rubens da Gama Menezes, os centros de Educação Infantil Maria Luiza Oliveira Pereira Palmares e Dona Pequetita foram contempladas pelo Programa Municipal de Revitalização, Reforma Total das Unidades Escolares, que acontece desde 2018 e já beneficiou cerca de 1.500 alunos. Até o final deste semestre todas as escolas municipais terão recebido as melhorias.

O programa também fez crescer a Rede Municipal de Ensino. Nesta sexta-feira (22), será inaugurada a Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira. Sendo ela a 25ª unidade da rede e a primeira no Centro do Município. E ainda serão inauguradas nos próximos dias a Creche Natércia Rosa (Paiol) e a Escola Municipal Jorge Mkhail Jarjous (Centro), esta última destinada ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo Nilópolis passará a ter 27 escolas municipais.

“Temos cerca de 400 alunos fora da faixa etária na rede e vamos estimular que esses alunos sonhem que são capazes. Eles participarão de palestras, visitarão empresas. Será uma Escola de Sonhos”, explicou, ressaltando ainda que a Secretaria de Educação possui professores especializados e capacitados”, acrescenta a secretária.

Projetos

Os Projetos Gerar, de rodas de conversa, onde cada aluno é ouvido, fala sobre seus anseios; o Extra Muros, que leva os alunos para visitarem museus e outros locais culturais; além das parcerias com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e com empresas, voltada para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão mantidos e outros virão. “A equipe já está trabalhando, planejando, mas o início de ano letivo é destinado ao acolhimento dos nossos alunos. Então a partir de março, eles começam a serem implementados efetivamente e posso assegurar que vão imprimir um novo ritmo ao ensino municipal”, acrescenta Flávia Duarte.

Atenção ao “especial”

De oito alunos mediados a 58. Esse é o saldo que, com a sensação de cumprimento do dever, a secretária Flávia anuncia. “Tínhamos oito alunos mediados, aqueles que possuem uma professora ao seu lado, independente da professora da turma, e atualmente temos 58. Com um detalhe: sem processo judicial. Entendemos a necessidade do aluno e tomamos a decisão. Não foi uma medida imposta”, falou.

Ainda nesse universo que envolve alunos com necessidades especiais, Flávia destacou que Nilópolis possui a primeira escola municipal bilíngue da Baixada: a Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade, no bairro Nossa Senhora de Fátima. “Lá os alunos com necessidades especiais tinham aulas em Libras, um professor traduzia o conteúdo para ele, mas questionamos a necessidade de interação desses alunos com os colegas. Abrimos então a oportunidade para que todos os alunos aprendessem Libras e desde o início de 2018 conseguimos adequar essa realidade”, disse.

A secretária de Educação fez ainda questão de destacar todas as iniciativas encontram eco no prefeito Farid Abrão. “Temos um gestor que é motivador, ele nasceu na cidade, ele quer que as coisas aconteçam, ele chega cedo e sai tarde, enfim, temos um governo imbuído em fazer as coisas acontecerem em prol da população e os resultados estão aí”, falou.

“É muito gratificante estar entregando as escolas em perfeitas condições para os nossos alunos e profissionais da Educação. Convoco a população para visitar todas elas e acompanhar o que estamos fazendo. É como a secretária de Educação, Flávia Duarte, já mencionou: Não estamos apenas pintando, há casos em que praticamente reconstruímos o prédio. Nossa gestão é baseada em Pitágoras: educando essas crianças, jamais vamos precisar castigar o adulto. É nessa linha que o Brasil inteiro deveria seguir, para um país mais consistente”, disse o prefeito Farid Abrão.