Exposição sobre controle do tabaco está em cartaz na Prefeitura de Nilópolis

A partir do século 20, o aumento do consumo de cigarros, por um lado, e numerosas evidências científicas sobre seus malefícios, por outro, passaram a provocar embates entre as organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do fumo.

Para contar um pouco dessa história, a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Turismo, em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apresenta a exposição itinerante do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória”.

Em cartaz até o dia 30 de abril no prédio da Prefeitura de Nilópolis, os nilopolitanos poderão acompanhar por meio de painéis ilustrados como o cigarro causa dependência e uma série de doenças, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, envelhecimento e menopausa precoces, impotência sexual, osteoporose e catarata, além de sua produção estar associada à degradação do meio ambiente e a relações inadequadas de trabalho.

Além disso, também é possível entender como a produção e o uso do cigarro foram incentivados pela indústria e o que vem sendo feito para que o Brasil avance no controle do tabaco e proteja gerações presentes e futuras. Os resultados das ações de controle do tabaco no Brasil compõem a última parte da exposição, que retorna ao Corredor Cultural da Prefeitura de Nilópolis, após o sucesso da montagem de 2017.

A exposição pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da Prefeitura Municipal de Nilópolis, que esta localizada na Rua Pedro Álvares Cabral, 305, Centro. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (21) 2791-2777.