Operação combate o descarte irregular de entulhos em Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Coordenadoria de Ordem Pública e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos deflagrou, nesta segunda-feira (10), uma operação para combater o crime de descarte irregular de resíduos sólidos (entulho) em diversos pontos de Nilópolis.

Os agentes estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã e já notificaram dezenas de pessoas que insistem em usar as calçadas para despejar restos de obras e até mesmo lixo domiciliar. O coordenador interino de Ordem Pública, Gessé Cintra, explica que a operação foi realizada a partir de um mapeamento que vem sendo feito ao longo deste ano, pela Secretaria de Serviços Públicos, em pontos críticos de descarte irregular de lixo no município. Diante disso, foi feita uma investigação para flagrar os responsáveis pelo crime.

“Estamos nas ruas para surpreender aqueles que andam fazendo o despejo de entulho. Os autuados em flagrante responderão pelo crime de poluição ambiental, em razão do lançamento irregular de resíduos sólidos”, detalha o coordenador.

A operação está sendo acompanhada de perto pelo secretário de Serviços Públicos, Jorge Scalise, que pede a colaboração da população. “É lamentável o que vivemos hoje em Nilópolis. Gastamos dinheiro público que poderia estar sendo investido em melhorias para sanar um problema que uma parcela mínima da população insiste em provocar. A nossa secretaria mantém um serviço para remover pequenas quantidades de material, mas busco ainda entender qual o motivo de algumas pessoas ainda insistirem em jogar lixo e entulho nas ruas. A coleta de lixo também é feita normalmente, então não há justificativa para isso”, declarou o secretário.

Sucatas também na mira

Durante a operação os agentes também estão notificando os proprietários de veículos abandonados. As sucatas, além de ocupar o passeio ou a via pública de forma irregular também servem como criadouro de ratos, mosquitos e ajudam a proliferar doenças. “Em paralelo ao combate ao depósito irregular de entulhos, estamos atuando firme contra aqueles que deixam as sucatas apodrecendo nas nossas ruas”, concluiu Gessé.

As denúncias de despejo irregular de lixo ou entulho e de sucatas de veículos devem ser feitas através do site www.nilopolis.rj.gov.br, clicando no link ORDEM PÚBLICA.