Caminhão da Mamografia e Castramóvel chegam em Nilópolis

Equipamentos do Governo do Estado ficarão por 15 dias no município

Desde o início desta semana, o Mamógrafo Móvel e o Castramóvel do Governo do Estado estão realizando atendimentos no Parque do Gericinó Prefeito Farid Abrão, em uma parceria do Secretaria de Estado de Saúde com a Prefeitura Municipal de Nilópolis.

A carreta voltada à saúde da mulher ficará disponível até sábado no Gericinó, e na próxima semana, vai ficar estacionada na quadra da GRES Beija-Flor. Os exames estão sendo realizados das 8h às 17h. Não é necessário ter o pedido médico, todo o encaminhamento pode ser feito no próprio local, que fica na Rua Antônio João Mendonça, s/n, Centro.

Por dia, serão oferecidos 70 exames de mamografia e 60 ultrassonografias, divididas em três modalidades: pélvica, transvaginal e de mama. Os exames duram aproximadamente 20 minutos. A iniciativa faz parte do eixo móvel do Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem Rio Imagem e visa apoiar os municípios no diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, e de outras doenças que atingem a população feminina.

Os resultados das ultrassonografias são disponibilizados imediatamente após os exames. Já os laudos das mamografias serão entregues em até 15 dias úteis na Secretaria de Saúde do município.

Já no caso do Castramóvel, é preciso agendar previamente pelo site rjpet.com.br. Cerca de 150 castrações serão realizadas por dia, com atendimento das 8h às 14h. Os protetores podem agendar até oito castrações mensais e tutores, um animal por mês. O castramóvel conta em média com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva no mínimo 45 minutos.

Assim como no caso do Mamógrafo Móvel, o Castramóvel da Secretaria de Estado de Saúde seguirá para a quadra da Beija-Flor na próxima semana, na Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025, Centro.