Ônibus Lilás estaciona na Praça dos Estudantes

A Casa da Mulher recebeu o veículo, que oferece serviços jurídicos, sociais e psicológicos

A vice-prefeita Flávia Duarte, a superintendente dos Direitos da Mulher Nilcéa Cardoso, e o subsecretário de Direitos Humanos Rafael Abreu, receberam nesta quinta-feira (24/3) o Ônibus Lilás enviado pela Subsecretaria de Estado de Políticas para Mulheres. Na coordenação dos serviços oferecidos pelo Ônibus, estavam Ana Viviane e Daniel Figueiredo. Mulheres de idades variadas foram até a Praça dos Estudantes, onde o coletivo estacionou, para buscar atendimento jurídico, retirar segunda via de documentos e buscar assistência médica.


“É a terceira vez que o Ônibus Lilás vem a Nilópolis. Sempre atendem ao nosso chamado. Eles vêm para contribuir para a qualificação das mulheres, isenção de documentos, porque há pessoas que não tem sequer a identidade, não podem exercer seus direitos como cidadão. Esse serviço também atende à mulher vítima de violência. Fazemos o primeiro atendimento aqui fora e encaminhamos para a assistente social lá dentro”, explicou Nilcéa Cardoso.


Nas tendas instaladas na praça estavam também uma equipe da OAB Mulher, sob a coordenação da presidente da comissão, Gisele Tompson e funcionários do Laboratório Wafa. A aposentada Alzinete Farias, 58 anos, aferiu a pressão e a glicose. Ela faz tratamento para hipertensão e descobriu que o índice de glicose no sangue estava elevado. “ Fui orientada a procurar um médico”, contou ela, que iria continuar na fila para se inscrever em cursos a fim de voltar ao mercado de trabalho.


Moradora da Pracinha Wallace Paes Leme, Thalia Sales, de 23 anos, carregava o filho Davi, de 1 ano e 10 meses. Ela queria tirar a segunda via da carteira de identidade e também a segunda via da certidão de nascimento do filho. “ Tirei com meu nome de solteira”, explicou ela, que soube do evento pelo grupo da igreja evangélica que frequenta.


Ivone da Silva, 68 anos, era a terceira na fila para atendimento. Ela participa das atividades na Casa da Terceira Idade de Nova Cidade e mora no bairro Cosmorama, em Mesquita. “ Vi no grupo de whatsapp da Casa. Perdi meu RioCard e quero o encaminhamento para solicitar a segunda via”, contou.


As advogadas da OAB Mulher atenderam, entre outras pessoas, uma mulher que buscava orientações sobre como quitar uma dívida contraída junto à Caixa Econômica Federal pelo marido, falecido em 2018. Gisele Tompson a encaminhou para a Defensoria Pública, no Fórum de Nilópolis.

Você pode gostar...