Nilópolis terá a 1ª Caminhada pela Conscientização do Autismo

O mês de abril começa levantando um tema de extrema importância: o Autismo. Com objetivo de ajudar a conscientizar a população sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e 2 milhões de pessoas no Brasil, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizará a 1ª caminhada alusiva ao tema no dia 08 de abril (domingo).

O evento pretende não só informar a população a respeito da síndrome, mas chamar a atenção para a importante luta pela conscientização do autismo. Para participar basta comparecer no Parque Municipal Natural do Gericinó, a partir das 9h, onde além da caminhada também estão previstas diversas atividades e atrações referentes ao tema.

Uma série de serviços também serão oferecidos ao público. Veja abaixo quais estarão disponíveis:

A Secretaria de Meio Ambiente disponibilizará mudas para que os autistas realizem o plantio. Oferecerá uma árvore solidária, onde todos poderão participar.

A Secretaria de Esporte e Lazer realizará atividades recreativas e lúdicas para as crianças.

A Secretaria de Educação realizará oficina de atendimento educacional especializado para autistas e oferecerá exposição de trabalhos realizados pelas escolas da rede municipal de ensino sobre o Autismo e a sua Inclusão.

A Secretaria de Turismo levará ao Gericinó a tradicional Feira Gastronômica, onde barraquinhas irão oferecer a diversidade da culinária nilopolitana.

O PROCON Municipal estará presente orientando o público sobre os direitos dos consumidores e a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos estará fornecendo informações sobre o vale social, benefício que garante viagens gratuitas em ônibus intermunicipais para deficientes (físico, auditivo, visual ou mental) ou doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em Unidade Pública de Saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção possa acarretar risco de morte.

A Secretaria de Saúde oferecerá teste de glicemia, verificação de pressão arterial e vacinação. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social Oferecerá orientação do Bolsa Família e a Casa da Mulher distribuirá informativos com alguns possíveis sintomas do autismo.

A organização do evento pede que os participantes estejam vestidos de azul, cor que representa mundialmente o autismo. O Parque Municipal Natural do Gericinó fica na Rua Antônio João de Mendonça, s/nº, bairro Manoel Reis.

Evento: 1ª Caminhada pela Concientização do Autismo
Data e Horário: 08 de abril de 2018 – 9h
Local: Parque Municipal Natural do Gericinó
Endereço: Rua Antônio João de Mendonça, s/nº, bairro Manoel Reis.
Como chegar: O ônibus da linha 002 (Manoel Reis x Centro) é a melhor opção. De carro basta acessar a Rua Alberto Teixeira da Cunha e seguir até o seu final, onde fica a entrada do estacionamento no Parque.