Prefeitura de Nilópolis promove Semana Mundial da Luta Contra a Tuberculose

Durante a Semana Mundial da Luta Contra a Tuberculose, a prefeitura de Nilópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu ações entre os dias 24 a 31 de março. Foram distribuídos panfletos na estação de trem, realizada roda de conversa com usuários do Programa de Controle da Tuberculose (PCT) e capacitação intersetorial com assistência social.

A ação teve como objetivo apresentar o projeto SES/OPAS/MS, identificar os principais indicadores epidemiológicos, sinais, sintomas e tratamento da tuberculose e discutir a importância da assistência social no cuidado à pessoa com tuberculose.

A semana contra a tuberculose foi realizada por meio de uma parceria do (PCT) de Nilópolis com a equipe de apoiadoras técnicas do projeto de “Fortalecimento das ações de controle e eliminação da tuberculose no Estado do Rio de Janeiro”, vinculado à Gerência de Tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro (GERT/SES).

Na terça-feira (28/3) ocorreu a Capacitação Intersetorial para os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, com articulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Juliana Soares, de 28 anos, é diretora de proteção social básica do município há dois anos. Ela destacou a importância da capacitação para os profissionais. “A assistência e a saúde estão sempre ligadas. A importância da capacitação é para que os técnicos estejam mais à frente de como identificar a tuberculose para que a assistência seja a porta de entrada do paciente que descobriu a tuberculose para iniciar o tratamento.”

“Estamos conquistando mais essa parceria. A tendência é avançarmos muito. Vem muita coisa por aí. Estamos muito empolgados. Estamos dispostos a tocar essa parceria com muito êxito”, salientou a secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima.

Nos dias 30 e 31, usuários dos postos de saúde que estão na sala de espera participaram de palestras sobre o que é a tuberculose, os principais sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Sintomas da doença

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina.

A tuberculose pode afetar vários órgãos, mas o mais comum é o acometimento dos pulmões. A tuberculose fora dos pulmões (extrapulmonar) pode atingir a pleura, os gânglios linfáticos (linfonodos), a meninge, os ossos, os rins, o intestino, entre outros órgãos.