Prefeitura assina convênio e retoma a emissão de carteiras de trabalho em Nilópolis

Quem está pensando em fazer a carteira de trabalho em Nilópolis terá mais facilidade ainda neste mês. O prefeito Farid Abrão assinou na manhã desta quarta-feira (10), o Convênio de Cooperação Técnica para retomar a emissão de Carteiras Profissionais no Município.

O ato oficial foi realizado na sede da Prefeitura e contou com a presença do secretário municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Amorim.

O prefeito destacou a importância da parceria como uma forma de ampliar o serviço para o cidadão:

– “Essa parceria vai permitir que a gente possa retomar a emissão deste importante documento aqui em Nilópolis, facilitando o acesso do cidadão a esse serviço, num momento que a gente ainda vive o desemprego como algo dramático no país. É um passo importante para que o trabalhador de Nilópolis não fique em segundo plano ou tenha que ir a outra cidade tirar a CTPS”, afirmou o prefeito Farid Abrão.

De acordo com o secretário Eduardo Amorim, o serviço de emissão do documento terá início logo após publicação no Diário Oficial da União (DOU), o que deve ocorrer em um prazo de 10 dias. “Com esse convênio a Secretaria de de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico pretende se aproximar mais do cidadão, e não há forma mais legítima de fazer isso que prestando bom serviço. A carteira de trabalho é o documento fundamental do trabalhador. Não existe trabalho digno, formal, sem a carteira de trabalho, por isso, precisamos chegar ao cidadão e permitir que ele tenha acesso a um serviço público de qualidade e com eficiência”, afirmou Amorim.

O atendimento para emissão de CTPS é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sendo realizado no prédio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, localizado na Rua Pedro Álvares Cabral, 995, Centro.

Jovens com idade acima dos 14 anos podem solicitar a emissão da 1ª via da Carteira de Trabalho, os documentos exigidos são: RG e 1 foto 3×4. Para emissão da 2ª via é necessário 1 foto 3×4, RG e a carteira antiga ou documento que possua a numeração da carteira de trabalho e série.

A CTPS tem como objetivo registrar a vida profissional dos brasileiros, reunindo informações que garantem os direitos do trabalhador como aposentadoria, seguro-desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).