Circuito Delas encerra comemorações do Mês da Mulher

300 mulheres correram e caminharam no Parque do Gericinó

Ao som de “We are the Champion”, do Queen, Lucilene Mesquita, 43 anos, cruzou a linha de chegada do ‘Circuito Delas’, no Parque Natural do Gericinó, em primeiro lugar, ao completar a corrida de 5 quilômetros em 24 minutos no sábado, dia 1º de abril. A largada foi às 8h10. O evento encerrou as comemorações promovidas pela Prefeitura de Nilópolis durante o Mês da Mulher e contou com a participação de 300 inscritas.

Lucilene recebeu a medalha das mãos da vice-prefeita, a professora Flávia. Leninha, de Nova Iguaçu, conquistou o segundo lugar ao concluir o percurso em 25,10 min, e foi saudada com o Tema da Vitória, do maestro Eduardo Souto Maior, que se tornou a trilha sonora do piloto Ayrton Senna. A Belford-roxense Camila Silva chegou em terceiro, Rita Ramos, de Nilópolis, foi a quarta colocada e Josilene alcançou o quinto lugar.

As cinco primeiro colocadas receberam um troféu e um buquê de flores das mãos das autoridades presentes.  A professora Flávia, também secretária de Educação, entregou a premiação à Lucilene. O deputado federal Ricardo Abraão homenageou Leninha.

A diretora da Casa da Mulher, Nilcéa Cardoso, as secretárias de Fazenda, Sheila Mendonça, e de Desenvolvimento Social, Everline de Lima, e Alda Nobre, mãe do deputado estadual Rafael Nobre, entregaram os prêmios de Camila Silva, Rita Ramos e Josilene.

As participantes foram divididas em três grupos: as corredoras já acostumadas a participar de competições, as amadoras e as que fizeram caminhada.  O trajeto começou ao lado da sede da Secretaria de Meio Ambiente, circundou o Parque do Gericinó até o portão que dá acesso ao trecho do Exército, em Anchieta, e retornou pela pista que beira o muro do parque, em Nilópolis.

História de Superação

Lucilene é moradora de Mesquita, era obesa, começou a caminhar na vila olímpica de sua cidade, passando depois a correr. “Eu era obesa e uma amiga me chamou para caminhar na Vila Olímpica de Mesquita em 2018. Ela parou e eu continuei. Percebi que correndo eu me cansava menos que caminhando. E aí comecei e não parei mais”, contou ela, que é costureira e professora, e já participou de 14 competições.

Ela costuma correr com um grupo de amigas e recentemente conquistou o terceiro lugar numa corrida promovida no Parque Madureira. Também participou da Corrida Humanitária promovida pela Cruz Vermelha.

Lucilene serve como exemplo para muitas mulheres. Mas a cuidadora de idosos, Luciana Santos, 46 anos, se inspirou no marido, que começou caminhando na Vila Olímpica de Nilópolis e agora corre. “Ele perdeu 36 kg e eu já perdi 3,5 kg em 15 dias, vou caminhando porque não aguento correr. Soube do Circuito Delas pela professora da academia, Juliana. Lá eu faço jump, step e ginástica funcional”, contou a nilopolitana.

A vice-prefeita, professora Flávia, representou o prefeito Abraãozinho David, e correu um trecho com as competidoras. Ela saudou a todas as participantes e agradeceu a colaboração de todas as secretarias municipais na realização do evento. O secretário de Esportes, Marcelo Leitão, revelou que existe o projeto de realizar uma nova corrida no Parque do Gericinó, dessa vez com mil pessoas.