Curso de trancista bomba na Secretaria de Trabalho

Aulas de tranças, manicure, design de sobrancelha e marketing digital serão oferecidas em novembro

Trança nagô, rasteira, raiz, agarradinha e de carreirinha. Esses tipos de tranças estão fazendo a cabeça das mulheres nilopolitanas, principalmente das negras. E a procura cada vez maior motivou a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico a aumentar o número de vagas a cada vez que oferece o curso mensalmente. Em novembro, serão ofertadas 75 inscrições apenas para essa área.

O secretário Eduardo Amorim disse que serão disponibilizadas ainda 50 vagas para manicures, 50 para marketing digital e 50 para design de sobrancelhas. Os interessados devem procurar a sede da secretaria, na Rua Pedro Álvares Cabral, 995, no Centro, com comprovante de residência e a prioridade é para quem está desempregado.

Para reforçar as aulas, ele chamou as professoras Cristiane Ferreira e Suzy Ribeiro. Elas dividiram as alunas em duas salas, para evitar aglomeração, e poder ensinar as estudantes como criar tranças em cabeças de bonecas com cabelos artificiais presas em carteiras. A modelo e atriz Rany Natasha, 18 anos, nascida na cidade, é sempre chamada por Cristiane Ferreira para ser seu modelo vivo.

“Ela se apresenta bonita nos eventos e me ajuda quando preciso de modelo para cabelos”, salientou Cristiane, que contou às alunas que, na época da escravidão, as mulheres escondiam grãos de arroz nas tranças para se alimentar e dar de comer aos familiares. “Daí surgiu a trança nagô”, explicou diante do olhar atento da turma.

Marialva de Mendonça, 56 anos, está desempregada e assistia às aulas com a filha Maria Flávia de Mendonça, 17 anos. “Estou buscando um novo trabalho e ela quer aprender algo”, afirmou. O secretário Eduardo Amorim antecipou que pretende oferecer em novembro 25 vagas para cursos de mecânica de motos, panificação e confeitaria no CVT do bairro Paiol.

Você pode gostar...