Ações preventivas da prefeitura evitam novas enchentes em Nilópolis

Bastava chegar o mês de Dezembro para o nilopolitano começar a se preocupar com as chuvas. Com a chegada do verão, o risco de alagamentos no município aumentava. Essa realidade porém, já está mudando.

Mesmo com o aumento da intensidade das chuvas nesta época, os moradores já começam a ficar mais tranquilos. Isso se deve a uma série de ações realizadas pela Prefeitura, desde o início da nova gestão, que prioriza a limpeza e a manutenção das redes de drenagem. Esse trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos auxilia no escoamento das águas pluviais e evita alagamentos.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Marco Berkowitz, como este tipo de serviço foi deixado de lado por alguns anos, as redes de drenagem se encontravam bastante assoreadas, impedindo o escoamento das águas. “Nossas equipes estão atuando desde o primeiro dia de 2017 e não paramos nem um só dia, removendo dezenas de toneladas e detritos. Chegamos em 2018 e passados 12 meses, é possível ver o resultado nas ruas. Apesar dos temporais, Nilópolis resistiu bem e comparado a outros municípios, os transtornos que tivemos foram os minímos. Sabemos que ainda temos muito a fazer, há pontos críticos que estamos monitorando e nesses locais estamos realizando estudos para melhorar ainda mais a vazão”, informou.

O responsável pela pasta, alerta ainda que a população precisa ficar atenta e colaborar, descartando de maneira correta o lixo e o entulho produzidos. “No caso dos entulhos a Prefeitura oferece o serviço de remoção, que trabalha com agendamento prévio. Já a coleta de lixo domiciliar é feita três vezes por semana em todos os bairros. Além disso, é importante que a população tenha a consciência que este trabalho é uma ação conjunta. É preciso a conscientização. Para se ter ideia, somente em um ralo chegamos a remover cerca de 150 kg de detritos. Esse material também acaba indo parar nas redes de drenagem, o que gera as temidas enchentes”, concluiu.

Outra ação que colaborou para o resultado satisfatório, foram as operações de fiscalização em parceria com a Coordenadoria de Ordem Pública e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no combate ao despejo de entulhos em vias públicas. Vale lembrar, que despejar qualquer tipo de material em via pública é caracterizado como crime.

Para informar locais onde haja ralos ou galerias entupidas ou ainda para agendar a remoção de entulhos, o morador pode estar ligando para o telefone 2692-1511. O atendimento funciona de segunda à sexta, das 9h às 17h.