Nilópolis é premiado no ICMS Ecológico

Pelo segundo ano consecutivo, o Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão, em Nilópolis, se consolida entre os dez primeiros colocados no ranking das Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro. Na cerimônia de Premiação da Gestão Ambiental Municipal Ciclo 2023 – ano fiscal 2024, realizada nesta quarta-feira (8) no Palácio Guanabara, o município conquistou o 9º lugar no Índice Relativo de Áreas Protegidas Municipais (IrAPM), entre 91 municípios habilitados no ICMS Ecológico.

O evento contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, do presidente do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), Philipe Campelo, e da subsecretária de Mudanças Climáticas e Conservação da Biodiversidade, Marie Ikemoto. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, composta pelo superintendente de Licença Ambiental, Marco Antônio, a superintendente da Guarda Ambiental, Amanda Porto, e o assessor diretor Gabriel Silva, esteve presente representando a cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Dean Senra, comemorou a conquista. “Estou muito feliz por, mais uma vez, nossas ações de cuidado e preservação do nosso Parque do Gericinó serem reconhecidas e premiadas. Vamos continuar trabalhando para que o parque seja uma referência em conservação e para melhorá-lo ainda mais para os nilopolitanos usufruírem. Quero também agradecer a toda minha equipe pelo empenho, dedicação e profissionalismo”, afirmou.

O ICMS Ecológico é um incentivo tributário estadual às políticas públicas de conservação ambiental desenvolvidas, que garante aos municípios que cumprem os requisitos uma fatia maior do ICMS repassado.