Mutirão de exames oftalmológicos no Posto Central

Secretaria de Saúde continua a zerar fila de exames agendados

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nilópolis realizou o segundo mutirão para zerar a fila dos exames agendados pelos nilopolitanos. Desta vez, foi de exames oftalmológicos, no Posto Central, na sexta-feira (7/7). Os servidores realizaram 100 exames: 50 de manhã e 50 à tarde. O prefeito Abraãozinho passou pelo local e acompanhou o trabalho das equipes ao lado do secretário de Saúde, o pediatra André Esteves.

O médico afirmou que a próxima ação coletiva será no sábado (15/7), com a realização de 80 ultrassonografias, no Posto Central. Todos os exames são agendados nos postos de saúde pelo Marque Fácil, um serviço do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada (Cisbaf).

“Achei excelente essa iniciativa do secretário de Saúde. Estamos resolvendo a questão da demanda reprimida, e a melhor forma de se acabar com essa fila é realizar esse tipo de serviço, que são os mutirões. Já fizemos da ultrassonografia, vamos fazer do ecocardiograma, da videohisteroscopia”, listou Abraãozinho, acrescentando que, entre os atendidos, alguns serão encaminhados para cirurgias de catarata e outros procedimentos.

O aposentado Lair Amaro, 69 anos, morador de Novo Horizonte, foi atendido pelo oftalmologista Daniel Puertas. “Eu preciso operar a vista”, contou Lair, que na segunda-feira (10/7) deveria passar no segundo andar da Secretaria de Saúde levando cópia da identidade, cartão do SUS e comprovante de residência, e marcar a cirurgia de catarata pelo Marque Fácil.

Entre os pacientes havia jovens e crianças também, como Gabriela Carneiro, de 11 anos. E casos mais complexos, como da aposentada Alda Nogueira, 76 anos, que foi diagnosticada com glaucoma (pressão ocular). “Eu fazia tratamento no Hospital do Olho de Nilópolis, parei e estou tentando voltar. Uso três colírios que não são baratos, tenho um que custa R$ 70 e não dura um mês”, ressaltou.

Marque Fácil

O Cisbaf criou o Programa Marque Fácil, que credencia clínicas terceirizadas na área de saúde para a prestação de serviços, através de procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade e consultas especializadas em toda a região.

O Marque Fácil é desenvolvido a partir de esforços dos municípios consorciados que aderiram ao Programa, alocando recursos próprios para o custeio, com o objetivo de oferecer exames de qualidade e no menor tempo possível.

Os números de procedimentos realizados refletem a expansão e boa aceitação do programa na região, ao todo já foram 163.221 procedimentos realizados, em 4 anos de programa, sendo somente neste período de 2023 um total de 35.467 procedimentos.