Dia do Brincar anima a criançada no Parque Natural do Gericinó

Apesar da chuva que caiu no início da manhã deste domingo (02), uma série de atividades marcou o encerramento da participação de Nilópolis na Semana Mundial do Brincar.

Com o tema “O brincar que abraça a diferença”, a Prefeitura Municipal, por meio da parceria entre as secretarias de Educação, de Meio Ambiente e de Esportes e Lazer, promoveu um dia maravilhoso no Parque Municipal Natural do Gericinó.

O evento gratuito contou com apresentações esportivas, culturais, educacionais e lúdicas, como contação de histórias na área de piquenique sob as árvores e mais três pontos do parque, além de vários brinquedos à disposição da criançada, incluindo uma edição especial do Projeto Brincando na Rua, com a presença de professores de educação física que desenvolveram diversas atividades para as crianças e seus responsáveis.

O prefeito Farid Abrão também participou do Dia Municipal do Brincar e destacou a importância da atividade. “Temos aqui um dia para estar com a família. Hoje, a gente atravessa momentos muito difíceis e nesse evento vejo o resgate da família, das brincadeiras, do contato, da solidariedade e isso é muito importante”, disse.

“Hoje, as crianças não têm mais espaço para brincar na rua, a família tem o seu horário e é difícil de interagir. Ter um dia dedicado ao brincar é importante para se resgatar as brincadeiras da infância. Esse dia a gente vê a família brincando, a criança brincando, o idoso brincando, resgatando esse lúdico que todos nós temos dentro da gente mesmo. Brincar é vida, é alegria”, disse a secretária de Educação, Flávia Duarte.

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da organização Aliança pela Infância, criada para celebrar o brincar livre como um meio que incentiva o desenvolvimento das crianças e as permite vivenciar sua criatividade e imaginação. A ação no Gericinó marcou o encerramento das atividades promovidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino desde o último dia 25.

Também estiveram presentes o chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, os secretários de Esporte e Lazer, José Renato, de obras, Flávio Vergueiro e de Meio Ambiente, Martha Chambarelli.