I Gincana Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Nilópolis: Nossa Escola, nosso orgulho, nosso cuidado!

Ouça esse texto:

Gincana Ambiental da da Secretaria de Educação de Nilópolis

I Gincana Ambiental da da Secretaria de Educação de Nilópolis. Foto: Coordenadoria de Comunicação

A Primeira Gincana Ambiental da Secretaria de Educação, teve início em agosto e será finalizada em outubro, tem por objetivo a conscientização ambiental dos alunos da Rede por meio de uma grande competição.

As equipes participantes da Gincana serão exclusivamente das escolas municipais mas, para garantir uma melhor equivalência entre as equipes as unidades foram divididas por níveis, levando em consideração o segmento de ensino e a quantidade de alunos.

– Categoria I – Creches e Educação Infantil
– Categoria II – Escolas do Primeiro Segmento
– Categoria III – Escolas com primeiro, segundo segmentos e EJA
A competição baseia-se em 3 provas: Olimpíada de recicláveis, Conservação do ambiente escolar e Produção de Curta metragem ambiental.

A Olimpíada de recicláveis consiste no recolhimento de plásticos, papelão, papel branco, alumínio e óleo vegetal no entorno da comunidade. Cabe a cada Unidade providenciar os meios para a compactação e armazenamento dos materiais.
Essa prova se destina a incentivar os alunos a trabalharem a importância da reciclagem no processo educativo, bem como, a implantação da coleta seletiva escolar como um legado da Gincana Ambiental. Durante a retirada dos materiais será feira a pesagem e a anotação dos pontos que cada Unidade atingiu.

A prova de Conservação do Ambiente Escolar consiste em visitas realizadas pela Secretaria nas Unidades Escolares, que ocorrerão durante todo o período da competição, em qualquer horário e sem comunicação prévia. Na avaliação serão levadas em consideração a limpeza e conservação das salas de aula, incluindo a pintura do ambiente, estado das carteiras e a arrumação das mesmas. Essa prova tem como principal objetivo trabalhar o senso de organização e a responsabilidade dos alunos no cuidado do unidade escolar, que por eles é utilizado diariamente, de forma que seja estimulado a tomar parte na preservação do seu ambiente.

A Produção de Curtas metragens com temática ambiental, onde cada escola deverá apresentar uma filmagem de até 1 minuto, abordando qualquer assunto ligado à questão ambiental. Os vídeos devem priorizar o protagonismo infanto-juvenil na sua produção e apresentação.
Com o objetivo de entender a aplicação do celular e de outras tecnologias como uma ferramenta possível na educação, bem como estimular o engajamento em causas sociais.

Será considerada vencedora da Gincana Ambiental, a equipe que atingir mais pontos no somatório geral, independente do desempenho em cada prova isoladamente. A escola que mais pontuar, será premiada como uma festa na Unidade e a turma que mais arrecadar será agraciada com um passeio.