Nilópolis realiza ações no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Ouça esse texto:

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Equipe da Secretaria de Saúde no Dia Nacional de Combate ao Fumo. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (29), na Praça Nilo Peçanha, no Centro, uma ação de conscientização e distribuição de material informativo e educativo em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Para provar que o cigarro é um dos maiores inimigos da saúde, técnicos do Programa Controle do Tabagismo ofereceram à população informações sobre os males causados pelo fumo.

A Lei
O dia 29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo – foi criado em 1986 pela Lei Federal nº 7.488 e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Essa foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo do Brasil. Inaugurou-se, de forma ainda tímida, a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva

O programa
O Programa Municipal de Controle do Tabagismo visa à prevenção de doenças na população através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e outras doenças relacionadas ao fumo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de fumantes no mundo é de cerca de 1,1 bilhão de pessoas. E, no último século, o tabaco foi o responsável pela morte de 100 milhões de pessoas.

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo realiza sessões em que são dadas orientações baseadas na redução gradativa do uso do cigarro a cada semana. Por isso é importante que o paciente continue a frequentar as sessões.
Para se inscrever no programa basta comparecer ao Posto de Saúde Central, localizado na Rua João Pessoa, 1530, Centro.