Nilópolis atua na manutenção dos direitos da terceira idade

Ouça esse texto:

No mês de agosto comemora-se a emancipação politico-administrativa do município de Nilópolis. Neste mês o objetivo é compartilhar amor entre seus moradores. Nilópolis possui um olhar especial para os idosos, que são aproximadamente 31 mil em todo o município, segundo os últimos dados do TRE – Tribunal Regional Eleitoral.

A Prefeitura de Nilópolis oferece diversos serviços para os idosos na Casa da Terceira Idade, tais como: hidroginástica, danças, teatro, voz, violão, tricô e crochê. Além disso, há uma equipe especializada de profissionais que auxiliam idosos com atendimento psicológico, assistência social e fisioterapia. O maior propósito é oferecer a eles momentos de lazer, cultura, resgate das memórias e sua integração com os demais que estão desfrutando das mesmas experiências.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Superintendência do Idoso, também auxilia o encaminhamento ao Ministério Público de denúncias contra a violação dos direitos dos idosos, assim como atua na mediação de conflitos. O município conta hoje com seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que têm como objetivo o acompanhamento sócio assistencial de famílias em um determinado território, visando potencializar a família como referência, favorecer o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, contribuir para o processo de emancipação social das famílias e atuar de forma preventiva evitando que as famílias tenham seus direitos violados.

Está na lei 10.741/2003 que abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado, poder dar até 3 anos de detenção.

A Secretaria de Desenvolvimento Social atende na Rua Pedro Álvares Cabral, 305/térreo, centro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, é possível fazer reclamações e se orientar sobre os serviços destinados à melhor idade também pelo telefone: 3039-3629.