Dia da abelha é celebrado com palestra para alunos da rede municipal no Parque do Gericinó

Cerca de 50 alunos de duas escolas da rede de ensino de Nilópolis participaram de um encontro com apicultores em celebração à semana mundial da abelha nesta quarta-feira (24/5), no Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão. Foram abordados temas sobre o futuro da apicultura (criação de abelhas com ferrão), meliponicultura (sem ferrão) , meio ambiente, agricultura e de políticas públicas.

Profissionais da Associação e Desenvolvimento de Apicultores da Baixada (AdabRJ) deram palestra para crianças de 8 a 10 anos das escolas Vereador Orlando Hungria e Poeta Carlos Drummond Andrade. A ação, promovida pelas secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Educação, faz parte do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea), previsto no plano de ação anual para o ICMS Ecológico, que tem como objetivo fomentar atividades e políticas públicas.

Curiosos, os estudantes tiraram dúvidas com os palestrantes. Kalebe Barros, de 8 anos, perguntou sobre as espécies de abelhas e seus comportamentos. “Estou achando legal essa palestra. Eu acho as abelhas muito atacantes porque algumas picam a gente do nada. Tenho medo de abelha”, disse o aluno da E.M. Vereador Orlando Hungria.

Lauro Moreira Pantoja, de 78 anos, já foi professor e atualmente é apicultor com orgulho, seguindo os passos de seu avô. Além de ser o fundador da Associação Apícola do Rio de Janeiro (API-RIO), ele está como diretor-técnico da (AdabRJ). O apicultor explicou para os alunos a importância da nova geração para o futuro.

“Esses alunos nunca vão esquecer desse dia. Daqui pode nascer um apicultor. Quanto mais tivermos apicultores, mais proteção para a abelha e maior produtividade. A Baixada Fluminense tem um nicho grande que pode ser usado como produção e consumo de mel“, salientou Lauro.

Presidente da (AdabRJ), Juventino de Barros Filho, de 70 anos, contou sobre o trabalho feito pela associação na Baixada Fluminense. “A instituição tem o intuito de fazer da Baixada Fluminense um polo importante de produção de mel, de produtos apícolas, na questão da preservação e da proteção das abelhas. Quando informamos uma criança, elas levam as informações para a vida toda.”