CAPS II realiza celebração ao Dia da Luta Antimanicomial

Trajetória de Dona Ivone Lara na luta antimanicomial foi o tema do evento

Nesta quinta-feira (25), o Centro de Atenção Psicossocial II Espaço Vivo (CAPS II) promoveu um evento especial em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio). Sob o tema “Somos todos Joias Raras”, o encontro também serviu como uma homenagem à vida e ao legado da renomada sambista brasileira, Dona Ivone Lara, que desempenhou um papel fundamental na reforma psiquiátrica no Brasil como enfermeira e assistente social.

Segundo a diretora do espaço, Cláudia Sales, o evento visou reconhecer a importância da trajetória de Dona Ivone Lara e seu trabalho de mais de três décadas na saúde mental. “Trabalhamos com eles durante todo esse mês sobre o trabalho dela. E foi muito importante porque eles conheceram e entenderam que ela sempre batalhou por eles”, reforçou ela. O local foi decorado com cartazes que contavam mais da história da artista, feitos pelos pacientes.

O encontro contou com a presença especial de Alfredo Lara, filho de Ivone, e sua nora, Eliana Lara. “Esse trabalho dela ainda é pouco falado, então ficamos muito honrados e agradecidos com essa homenagem e com esse reconhecimento. Foi muito emocionante e muito profundo”, afirmou Alfredo.

Os pacientes fizeram leitura de poemas escritos por eles mesmos e também cantaram sucessos da sambista como ‘Acreditar’ e ‘Sorriso Negro’. As canções foram ensaiadas durante as oficinas de música, onde a musicoterapia tem sido uma ferramenta de tratamento e de reintegração social dos pacientes, seguindo o legado deixado por Dona Ivone Lara. Além dos frequentadores do CAPS II, pacientes do CAPS AD e da Residência Terapêutica também participaram.

“Hoje foi um dia de dar voz aos usuários desse equipamento. Nós estamos mostrando para a sociedade que é possível cuidar em liberdade, com afeto, com respeito, dando autonomia”, salientou Simone Portes, coordenadora do programa de Saúde Mental do município.

Nelly Azeredo, apoiadora institucional em Saúde Mental para municípios do Estado Rio de Janeiro, expressou a importância do modelo substitutivo dos manicômios proporcionado pelo CAPS.

O secretário de Saúde do município, André Esteves, também marcou presença. “Foi um momento muito especial, principalmente de ver como esse serviço tem sido realizado com muito carinho”, destacou o secretário.

Participaram também os vereadores Leandro Hungria e Alvinho.