Casa da Mulher promove programação no Mês da Mulher

Palestras, bazar, oficinas de maquiagem e tranças, bazar, passeio e filme estão na agenda

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Casa da Mulher Nilopolitana, programou uma série de eventos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. As atividades começaram na quarta-feira, dia 3. No Dia Internacional, às 15h, a Casa da Mulher vai reverenciar a memória do fundador do local, o ex-prefeito Farid Abrão, falecido em dezembro passado em decorrência da Covid-19.

Várias mulheres assistidas no Centro de Referência vão dar depoimentos”, afirmou Nilcéa Cardoso, superintendente dos Direitos da Mulher e responsável pela Casa, acrescentando que os eventos, que só terminam no dia 31 de março, respeitam os protocolos de segurança sanitária, como distanciamento, higienização com álcool em gel, uso de máscaras e aferição de temperatura. A Casa da Mulher Nilopolitana fica na Rua Antônio João Mendonça, 65, Centro. Tel.: 2691-6887.

A historiadora e acadêmica de Serviço Social Larissa Lima apresenta a palestra ‘Mulheres que fizeram a diferença na história do mundo’, dia 10, às 10h, na Casa da Mulher. Quem quiser aprender manicure e maquiagem não deve perder a oficina que será ministrada pelas professoras Emily e Andrea, dia 16, às 14h, no mesmo local.

Interessadas em dicas sobre trança e cabelo ponham na agenda as oficinas das professoras Rebeca e Simone, dia 17, às 14h, na Casa da Mulher. O psicanalista Jairo Carioca vai abordar o tema ‘Preconceito: quando se rouba do outro a humanidade’, dia 18, às 13h, também na Casa da Mulher.

De 22 a 26 de março será realizado o ‘Bazar Solidário’, das 9h às 16h, na Casa da Mulher Nilopolitana. O Parque Natural do Gericinó será o palco da ‘Premiação de Mulheres Empoderadas’, das 9h às 13h. Além da distinção, haverá palestra da Patrulha Maria da Penha, mostra e oficinas de trabalho realizadas pelas artesãs da Casa da Mulher.

Um passeio, com saída da Casa da Mulher Nilopolitana, será promovido pelo ‘Projeto Mulher, Movimento e Cultura’, dia 26 de março, a partir das 7h, com destino ao Morro da Urca. E, encerrando a agenda do Mês da Mulher, será exibido o filme ‘Estrelas além do tempo’, às 14h, no mesmo local.

O longa-metragem conta a história de uma equipe de cientistas mulheres afro-americanas que, no auge da corrida especial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, provou ser fundamental para a vitória dos Estados Unidos. Elas se tornaram heroínas ao liderarem uma das maiores operações tecnológicas da história norte-americana.