Prefeitura promove campanha “Nilópolis contra o Racismo”

Na última terça-feira (19), a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, realizou uma reunião no Colégio Estadual Antônio Figueira de Almeida, em prol da campanha que acontecerá na próxima sexta-feira (22).

Com o nome “Nilópolis contra o Racismo”, a campanha lembrará a resistência dos negros que marcharam na África do Sul, instituindo em 1969 o “Dia Internacional Contra a Discriminação Racial”. A data do “Massacre de Sharpeville” ganhou um novo significado e passou a ser utilizada em todo o mundo como instrumento de denúncia do racismo.

Esse ano no Brasil, a negritude organiza desde o dia 6 de março os “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”, com iniciativas que questionam as desigualdades vivenciadas diariamente pela população negra.

A campanha “Nilópolis contra o Racismo” terá ações no Calçadão da Avenida Mirandela e na Praça Prefeito Miguel Abrão. Nestes dois pontos do Centro, estudantes estarão segurando cartazes com frases racistas, de forma que a população possa estar refletindo sobre o tanto que é prejudicial se valer destes tipos de ofensas. “Queremos chamar a população a fazer uma reflexão sobre atitudes que ainda acontecem no nosso dia-a-dia e que muitas das vezes não notamos, ou até mesmo aqueles que as praticam de forma intencional”, declarou Junnior Lima, organizador da campanha.