Governador Cláudio Castro assina Termo de Cooperação com prefeito Abraãozinho para a construção do Horto Municipal e inaugura o núcleo da FIA

Castro também prometeu ajudar a terminar a obra do Hospital Juscelino Kubitscheck

Nilópolis recebeu nesta quarta-feira (3/3) a visita do governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Ele veio à cidade para assinar o Termo de Cooperação para a construção do Horto no Parque Municipal Natural do Gericinó e inaugurar o núcleo da Fundação da Infância e Adolescência (FIA), no bairro Frigorífico, ao lado do prefeito Abraãozinho e de outras autoridades. E também prometeu empenho para transferir a UPA atualmente instalada no térreo do prédio do Hospital Juscelino Kubitscheck para outro local, a fim de que seja retomada a obra no prédio.

“Quando o governo do Estado se faz presente, consegue enxergar melhor as necessidades de cada cidade e aí os investimentos são mais pontuais. Primeiro, quero destacar a oportunidade que a vinda da FIA vai criar para os nossos jovens. Ao acolher os jovens e dar condições de ensino, abre um novo horizonte na vida dele com possibilidades de aprovação em concursos e na busca de emprego”, salientou o prefeito Abraãozinho, logo depois do término do evento, que contou com a presença de diversos secretários municipais, estaduais e deputados federais e estaduais.

Segundo o prefeito de Nilópolis, a obra do Hospital Municipal Juscelino Kubitscheck, já licitada e iniciada, depende da mudança da UPA para outro lugar para ser concluída.

“Fiquei muito feliz com o comprometimento do governador na solução para a transferência da UPA. Impossível concluir a obra com a UPA no térreo. Teremos uma reunião na semana que vem e vamos procurar o Ministério das Cidades para ver qual a melhor solução para o problema”, salientou Abraãozinho.

Ele afirmou que a criação do Horto no Parque do Gericinó vai possibilitar o reflorestamento não só do Parque Natural do Gericinó, mas também das ruas da cidade. “Uma cidade mais arborizada significa mais saúde para a nossa população”, ressaltou o prefeito. Por sua vez, o governador Cláudio Castro afirmou que o governo do Estado será cofinanciador da obra do Hospital Municipal Juscelino Kubitscheck. “Esse hospital vai sair do papel”, assegurou.

Cláudio Castro está percorrendo os 13 municípios da região até sábado para estreitar os laços com os prefeitos e conhecer melhor a realidade e necessidades locais. Antes de Nilópolis, ele passou por Mesquita e, após a agenda nilopolitana, seguiu para Belford Roxo.

FIA em Nilópolis

A presidente da FIA, Cleo Hernams, disse que pela primeira em mais de 50 anos de história, a Fundação fecha parceria com um município. “Desenvolvemos políticas para crianças e adolescentes do nosso estado. Hoje estamos inaugurando em Nilópolis a primeira unidade em parceria com o município. Todas as outras unidades são próprias. Foi um desejo do governador trazer a PTPA para Nilópolis”, revelou.

A prefeitura de Nilópolis cedeu espaço e estrutura para receber alunos com idade entre 15 a 18 anos, através do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA). A unidade de Nilópolis terá uma equipe de psicólogos, assistentes sociais, coordenadores administrativos e monitores, que serão responsáveis pela capacitação dos alunos. Esses monitores são professores da UERJ. Os estudantes devem estar matriculados na escola pública ou privada com bolsa com objetivo de inserção de estágio probatório. O público-alvo são jovens em vulnerabilidade social.

O Horto Municipal

O secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, esteve presente e pontuou a importância do horto municipal. “Com a construção de um horto municipal, vamos criar um viveiro de mudas para que a gente possa fazer o replantio do que está sendo permanentemente devastado. Espero que possamos abrir um campo educacional para que as crianças se transformem a partir da visita a esse viveiro de mudas e voltem as suas residências transformadas com consciência ambiental e levando essa mensagem adiante”.

Thiago Pampolha afirmou que Nilópolis foi contemplado com 33 hectares de plantio e também explicou a importância das estratégias junto com a prefeitura. “Reconhecemos a importância da pauta ambiental, reflorestar, recuperar e conservar e, por isso, esse ato hoje é simbólico, mas tem uma força muito especial, que marca ações estratégicas junto com a prefeitura de Nilópolis”.