Baixada em Alta no Gericinó

O projeto Baixada em Alta teve prestação de serviços, shows e oficinas no Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão, em Nilópolis. Foram oferecidas também atividades de desenvolvimento e esportes nos dias 29 e 30 de setembro.

A realização do projeto é da Four X Entertainment, com apoio da Prefeitura de Nilópolis, patrocínio da Light e do Governo do Rio de Janeiro, por meio das secretarias estaduais de Esporte e de Cultura e Economia Criativa. O objetivo do Baixada em Alta é incentivar o desenvolvimento social envolvendo a comunidade local.

O ator e cantor de pagode Thiago Martins deu um show no Parque Gericinó. O grupo de pagode Chega Na Moral, o DJ Naudão e a banda Gypsy Wal Hei levaram para o público suas músicas contagiantes.

Oficinas de teatro e capoeira

Na sexta-feira, duas oficinas foram realizadas quase no mesmo horário. Dentro da grande tenda, enquanto numa sala acontecia um workshop de teatro com o professor Eliano Lettiere, no espaço ao lado, o gingado da capoeira e o som do berimbau e do atabaque pararam crianças e adultos.

“Mão pra frente, pé pra trás e troca”, assim o professor Robert Poty, o mestre Serpente, ensinava quem acompanhava de fora a roda de capoeira onde ele, o filho mais velho, a esposa e a caçula Juliana,4 anos, brincavam e jogavam a arte marcial criada pelos negros escravizados no Brasil.

Enquanto narrava os movimentos, mestre Serpente contava um pouco da história da luta brasileira, sua relação com a resistência à escravidão e como o funk é resultado do maculelê e da capoeira.

Montador de estandes, Erlan Fernandes admitiu que já teve vontade de aprender a jogar capoeira quando era jovem. “É um som que envolve a gente”, admitiu a empresária Thaíse Caldas, que estava com o pequeno Gael, 2 anos. Ela e o filho vão de Anchieta para o Parque do Gericinó sempre.

Gabriel Vita, professor de dança de salão, e Kátia Guedes, massoterapeuta, participaram dos jogos de concentração e atenção ensinados pelo nilopolitano Lettiere na oficina de teatro, das 15h às 17h. Eles, assim como os demais alunos, nunca tinham tido contato com o teatro.

Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social presentes

A prefeitura de Nilópolis contou com equipes das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social que promoveram ações, respectivamente, de: vacinação e verificação de glicemia e pressão, orientações sobre os serviços do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e isenções do Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC).

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico levou servidores para oferecer serviços do balcão de emprego, confecção de currículos e emissão de 1ª e 2ª via de identidade. Além disso, a Casa da Mulher Nilopolitana disponibilizou momentos de beleza com criação de tranças, depilação, designer de sobrancelhas e corte de cabelo.

O público pôde aproveitar as sessões de yoga, atividades de e-sport, skate, aeróbica, contação de história, aulas de capoeira, break dance e também workshops de teatro, maquiagem, manicure e pedicure.

A Light realizou negociações, tarifa social, 2ª via e outros atendimentos em agência móvel. Algumas atividades necessitavam de inscrição prévia devido ao limite de vagas.