Ação Social no Mercado Popular é sucesso

Foram oferecidos à população em geral serviços de beleza, jurídicos e sociais

As irmãs Avanir Silva de Paula e Aurinalva Santana são proprietárias de lojas de roupas no segundo piso do Mercado Popular Vereador Alírio Pereira Cardoso. Elas aproveitaram a Primeira Ação Social promovida no local pela Secretaria de Trabalho (Setrab) nesta quinta-feira, 27 de outubro. Aferiram a glicose, fizeram exame de vista e foram encaminhadas a um posto de saúde para agendar mamografia e preventivo.


A Superintendência dos Direitos da Mulher levou voluntárias da Casa da Mulher para oferecer corte de cabelo, trança, design de sobrancelhas, enquanto a Secretaria de Saúde agendava exames. Participaram do evento também as secretarias de Ordem Pública, Educação, Cidadania e Desenvolvimento Social. Aloma Cunha, Coordenadora de Ordem Pública e Posturas, é gestora do local e informou que o objetivo era divulgar o Mercado Popular.


O secretário de Trabalho, Eduardo Amorim, comemorou o resultado da ação, que levou centenas de pessoas ao lugar. “Até onze horas já tínhamos liberado 130 isenções para retirada de documentos e 450 currículos entregues”, afirmou Amorim. E, para ter um ritmo mais ágil, um grupo de funcionários da Setrab auxiliava quem quisesse montar o currículo e outro recebia o documento.


O estudante do 3º ano do ensino médio, Yago dos Reis, de 17 anos, procura o primeiro emprego e deixou uma cópia do currículo na banca da Setrab. “Um colega esteve aqui para deixar o documento e me avisou. Preciso trabalhar. Moro com minha mãe e um irmão mais novo, ela faz bronzeamento artificial e está gastando muito com remédios para tratar um problema de saúde”, explicou o adolescente.


Muitas mulheres estavam na fila para fazer trança, design de sobrancelhas e dividiam o espaço com homens que desejavam cortar o cabelo. Trancista, Márcia Cruz aproveitou o evento para ser atendida pela colega Helena Pereira, professora do curso na Setrab. Saiu de lá com um visual diferente de quando chegou. Cabeleireira feminina, Fabíola Braga já tinha cortado mais de 10 cabelos. E SS Coiffeur atendia os homens. Ambas foram convidadas pela Casa da Mulher.


Funcionária de uma loja no térreo, a vendedora Patrícia Dantas disse que o evento surtiu efeito. Duas mulheres buscaram atendimento na ação social e depois passaram em seu estabelecimento, onde compraram uma bermuda e uma calça jeans. “Essa atividade ajudou a trazer gente que não conhece aqui”, salientou ela, que iria levar o filho Kaíque, de 12 anos, para fazer um exame de vista e trocar os óculos.

Você pode gostar...