Cães e gatos ganham novos lares após Feira de Adoção em Nilópolis

Dezesseis animais ganharam um novo lar após a realização de mais uma Feira de Adoção de Animais realizada no último sábado (10), no Calçadão da Avenida Mirandela, no Centro.

Realizado pela Câmara Técnica de Proteção Animal (CTPA), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram adotados 04 cães e 12 gatos.

O secretário de Meio Ambiente, Renato Rabelo, comemorou o resultado do evento. “Esta sendo muito gratificante fazer este tipo de evento. Esta é a segunda edição deste ano e assim como a primeira, foi muito positiva. É muito bom saber que agora esses cães e gatos terão um lar e também fico alegre em saber que estamos proporcionando felicidade a quem adota”, disse.

Quem passava pelo Calçadão não exitava em parar para ver os animais. Para a estudante Carolina Silva, 18, “esta é uma ação muito importante, não somente por estar contribuindo para que estes animais recebam um lar, mas principalmente porque esta é uma questão de saúde pública. E estes animais, ganhando um lar, também alegram a vida das famílias”, concluiu ela, que já havia adotado um cão em outra edição da feira.

É importante destacar que para adotar um animal é necessário cumprir alguns requisitos, como por exemplo, ter residência fixa, ser maior de idade e apresentar um documento de identidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente incentiva a Posse Responsável de animais, orientando e informando a população sobre os cuidados necessários com os animais domésticos. O abandono de animais é crime e está previsto no Código Penal Brasileiro. Tem pena de seis meses a dois anos de prisão, além de multa a ser estabelecida pela Justiça.

Serviços de Saúde também foram oferecidos

Durante a feira, a Secretaria Municipal de Saúde esteve presente, oferecendo informações sobre como combater o mosquito Aedes aegypti, vacinação contra a Gripe, aferição de pressão e glicose, além da visita de Agentes de Combate a Endemias aos estabelecimentos comerciais e residências.