Secretarias de Segurança de Nilópolis e Niterói fazem reunião e trocam experiências entre suas equipes

Os secretários de Segurança Pública Municipal de Nilópolis, Cel PM José da Silva Macêdo Júnior, e o de Niterói, Cel PM Gilson Chagas, promoveram um intercâmbio entre suas equipes objetivando a troca de conhecimentos, experiências e estratégias para o desenvolver e fortalecer suas respectivas Pastas.

O encontro ocorreu na cidade de Niterói, nesta última sexta-feira (29/09). Uma etapa foi realizada na sede da Secretaria de Ordem Pública, na Rua Presidente General Craveiro Lopes, 153, Barreto, Niterói/RJ, e outra na sede do Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (CISP), Central de Monitoramento, instalada em Piratininga, Região Oceânica, daquela cidade.

Ambos os secretários, embora oriundos da esfera estadual, reconhecem a importância do município na Segurança Pública, sobretudo no campo da prevenção. Defendem que, após a promulgação da lei nº 13.022/2014, a Guarda Municipal se tornou o principal instrumento de atuação desse ente federado, nessa área. Elegeram como prioridade a capacitação, pois acreditam ser urgente a necessidade de aprimoramento profissional da Instituição e do desenvolvimento de sua estrutura orgânica, estabelecendo a divisão de trabalho e a responsabilidade funcional pela sua execução.

Um dos principais temas abordados foi o Videomonitoramento, uma vez que as duas cidades dispõem de Centro de Monitoramento. Discutiram como transpor as dificuldades para conseguir o compartilhamento do banco de dados de carros roubados e furtados da Polícia do Estado, propiciando que câmaras com sistema OCR efetuassem a videovigilância dos carros que circulam no território do município, facilitando as interceptações desses veículos, já que os dois Centros funcionam integrados com a Polícia Militar.

O ponto central do encontro foi o uso de armamento letal pelo efetivo da Guarda Municipal, na medida que os prefeitos de ambas as cidades são favoráveis. Foram estudadas questões pertinentes à legislação, regulamentação, capacitação, aquisição de armas, e segurança jurídica, envolvendo esta ação. Foi unânime a importância de que essa decisão seja revestida de muita responsabilidade e transparência.

A delegação de Nilópolis contou, ainda, com a presença do Presidente da Comissão de Segurança Pública, da Câmara Municipal, Vereador Betinho Batista, do Subsecretário de Segurança, Cel PM Álvaro Moura, do Superintendente Operacional, Major PM Geraldo Fontes, do Comandante da GCM, Sérgio Elias, do Subcomandante, GCM Rodrigo Caetano, do Inspetor Celso Theodoro, futuro Corregedor da Instituição, e da Diretora de Ensino, GCM Amanda Porto.