Secretaria de Saúde de Nilópolis treina enfermeiros e técnicos para aplicar a Pfizer Bivalente

Qualificação foi no auditório do Posto Central

Enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham nos pontos de vacinação que atualmente imunizam pacientes contra a Covid-19 receberam treinamento da superintendente em Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Nilópolis, Fabrícia Vianna. Eles participaram de palestra nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, no auditório do Posto Central sobre o uso da Pfizer Bivalente.

A partir desta terça-feira, dia 28 de fevereiro, a Prefeitura de Nilópolis vai iniciar a imunização de pessoas com 12 anos ou mais que são imunocomprometidos e tenham intervalo de 4 meses desde a segunda dose ou segunda dose de reforço. Eles serão atendidos no Posto Central e também receberão a visita de técnicos e enfermeiros nos Centros de Residência Terapêutica da cidade.

“A Pfizer bivalente imuniza contra o antigo vírus e o Ômicron. É uma vacina que o paciente só precisa receber uma vez ao ano”, garantiu Fabrícia Vianna, acrescentando que as caixas vêm com 10 frascos que são divididos em seis doses e não há necessidade de diluição. “É o imunizante mais fácil de todos para ser usado. Pode ser tomado junto com a vacina contra a gripe, por exemplo. Só é proibida de ser aplicada junto com vacinas como a da Febre Amarela, que já não podem ser tomada junto com outros imunizantes”.

Assim como os colegas, o técnico de enfermagem Thiago Silva, lotado no Posto do Paiol, participou de treinamentos anteriores e, mesmo assim, fez várias perguntas. Ele quis saber como será a vacinação de quem nunca tomou o imunizante. “Essa pessoa vai ter que tomar um dos imunizante antigos, não a Pfizer bivalente”, explicou Fabrícia Vianna.

Estiveram na atividade profissionais da saúde dos postos de saúde Central, Paiol, Olinda II; a diretora da Saúde da Família (Posto Central), Glauce Justo, a superintende de Enfermagem (Posto Central), Andréa Rodrigues, e a enfermeira Daiane Kelly (Posto Central)

São imunocomprometidos:
. Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea
. Pessoas vivendo com HIV (PVHIV)
. Pessoas com imunodeficiências primárias
. Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticóides
. Crianças: dose de prednisona equivalente a 14 dias
. Pacientes com doença renal crônica em hemodiálise
. Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses
. Pessoas com neoplasias hematológicas