Guarda Ambiental resgata ave silvestre ferida em Nilópolis

Agentes da Guarda Ambiental Municipal de Nilópolis foram acionados, na última terça-feira (04), para realizarem o resgate de um gavião da espécie Carcará que caiu em uma casa.

De acordo com os agentes, a ave apresentava um ferimento em uma das asas, provavelmente causado por linha de pipa, o que pode ter ocasionado a sua queda na residência. Assustado e por conta do ferimento, o animal atacava quem se aproximava. O animal foi resgatado e encaminhado para um centro de reabilitação de animais silvestres, onde recebeu todos os cuidados de um veterinário especialista.

O secretário de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro, explica qual o procedimento que a população deve tomar ao se deparar com um animal silvestre. “O primeiro passo a ser tomado é ligar imediatamente para Guarda Ambiental Municipal, para que seja recolhido, ter o estado de saúde avaliado e, se possível, ser reintroduzido na natureza. O órgão pode ser acionado através do telefone 2692-3951 para que o resgate seja feito o mais rápido possível, uma vez que o animal pode estar ferido. Felizmente, no resgate desta ave, correu tudo bem. O gavião se encontra sob os cuidados dos veterinários e em breve voltará para a natureza”, disse.

Curiosamente o gavião é a ave escolhida como símbolo da Guarda Ambiental Municipal por ser comum no Parque Municipal Natural do Gericinó, sendo para os agentes uma satisfação a mais poder salvá-la.

Além da Guarda Ambiental, o Corpo de Bombeiros atende casos de emergência em que haja risco de vida, tanto para os animais quanto para a população. Neste caso, o atendimento é feito pelo telefone 193.

Você pode gostar...