Primeira edição do Projeto Família na Escola conta com a participação do prefeito Farid Abrão

Visando fortalecer o vínculo entre pais, alunos e professores, a Prefeitura Municipal de Nilópolis, por meio da Secretaria de Educação, deu início neste sábado (18) ao projeto “Família na Escola”.

Das 8h às 12h, todas as unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino receberam pais e responsáveis pelos estudantes participaram da programação conhecendo de perto a rotina e os projetos desenvolvidos nas escolas. E o prefeito Farid Abrão, acompanhado do vereador Abraão David Neto (representando a Câmara Municipal), do chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, dos secretário de Obras, Flávio Vergueiro, de Saúde, Dr. Cláudio Borges e da secretária de Educação, Flávia Duarte, fez questão de conversar com as famílias e ouvir suas demandas:

Referência

“Hoje a Secretaria de Educação de Nilópolis é uma referência em toda a Baixada. Desde que assumimos a gestão, nosso primeiro compromisso foi proporcionar aos nossos estudantes escolas em condições dignas. Para isso, não medimos esforços e mesmo diante das dificuldades financeiras, conseguimos num primeiro momento, fazer manutenção corretiva e devolver assim condições iniciais dessas crianças poderem estudar. Em seguida demos início ao programa de Revitalização e Reformas das Unidades Escolares, praticamente reconstruindo algumas escolas que nos foram entregues em completo estado de abandono. Hoje, o que vemos foi um grande recomeço. Já reformamos seis escolas e conseguimos ampliar a rede com mais duas escolas e uma creche. Não é o ideal ainda, sabemos disso, mas a secretária Flávia Duarte vem se empenhando e tenho a certeza absoluta que os nilopolitanos já notaram a diferença e por isso nós estamos aqui junto aos familiares para saber o que ainda precisamos fazer, além de atestar a qualidade dos serviços e claro, a merenda escolar”, disse o prefeito Farid Abrão.

E a merenda escolar mereceu uma atenção especial neste sábado. Farid fez questão de visitar as cozinhas e experimentar as refeições:

“Está muito delicioso mesmo, parabéns as nossas merendeiras que hoje tem condições de trabalhar em um ambiente limpo e contam com as despensas cheias e com alimentos de qualidade. Quero também lembrar que o cardápio é feito por nutricionistas que priorizam as necessidades de nossas crianças”, concluiu o prefeito.

Transparência

Em todas as unidades escolares, além de degustar a merenda escolar servida aos alunos, os familiares puderam visitar todas as dependências das escolas, conheceram os projetos executados pela Secretaria de Educação e vistoriaram as obras e melhorias que estão sendo realizadas, interagiram com os profissionais e trocaram experiências na construção de um espaço democrático dentro das unidades.
Dona Matilde, avó da aluna Geovana, ressaltou a importância do laço familiar nas escolas. “Essas ações são muito importantes para a comunidade, pois incentivam nossas crianças, dando a elas um melhor conceito de família”, destacou.

Camila Brito, tenta estimular sempre a filha Pietra, de 6 anos. “Em casa, ela gosta de desenhar e digo sempre para ela fazer uma história. Leio bastante também e a participação dos pais na vida escolar só acrescenta o desenvolvimento. Sou aquela mãe coruja, que vou em todas as reuniões e quero estar presente em todas as atividades. As professoras são sempre solícitas e não tenho o que reclamar da educação da rede municipal”, disse.

Para a secretária de Educação, Flávia Duarte, o projeto “Família na Escola” é o momento de integração para que cada responsável possa conhecer a escola em que seu filho estuda, além de aferir a qualidade do ensino e da alimentação dada a ele:

“É uma forma de trazer a família para dentro da escola e conhecer todas ações que desenvolvemos para educar as nossas crianças, além de fortalecer o vínculo dos professores com os pais dos alunos que certamente será muito válido para o aprendizado das crianças, uma vez que o envolvimento de todos é muito importante e a interação da família e da escola é um agente transformador, que promove, de forma organizada e prazerosa em um ambiente acolhedor, o sucesso na educação”, explicou.

Parceria

O vereador Abraão David Neto disse que os filhos são os espelhos de seus pais. “É necessário que os pais e responsáveis entendam a sua parcela de importância na formação do cidadão. Eles devem fazer a sua parte e a escola estimulando com ações como esta, só vem enriquecer o aprendizado das crianças”, disse o parlamentar, acrescentando que a Câmara Municipal de Vereadores vem desempenhando seu papel de fiscalizar e contribuir para que os recursos e investimentos cheguem às escolas.

O subsecretário de Saúde, Uilen Barbosa também acompanhou as visitas e destacou a parceria entre as secretarias:

“É extremamente importante essa parceria que há entre as secretarias de Educação e Saúde. Aqui hoje demos uma mostra de como isso é importante através das campanhas de vacinação que realizamos dentro das unidades, aumentando a cobertura vacinal. Mas não é só isso, há muito mais como a inclusão dos alunos em nossos programas de Saúde”, destacou o subsecretário.

Cabe salientar que Projeto Família na Escola vai continuar e a secretaria de Educação convida as famílias que não puderam estar presentes neste sábado a visitarem as unidades durante o expediente de cada uma. “As famílias são bem-vindas e convido-as a conhecer cada uma das escolas, basta procurar a diretoria da unidade”, finalizou a secretária Flávia.