Prêmio Mulher Negra 2018 é entregue em solenidade na Câmara

O Dia da Mulher Negra foi celebrado nesta terça-feira (24), com uma solenidade de entrega do Prêmio Mulher Negra 2018.

Organizado pela a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, por meio da Superintendência da Igualdade Racial, em parceria com as secretarias de Turismo e de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, o prêmio homenageou 13 personalidades femininas negras do município e da região que contribuíram para a manutenção, valorização e difusão das tradições e da cultura afro-brasileira. Na ocasião, a história de vidas dessas mulheres foi contada.

O prêmio Prêmio Mulher Negra é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. “Em nome do prefeito Farid Abrão, quero aqui parabenizar a todos os homenageados e lembrar da importância deste dia e também destacar toda a caminhada de grandes lutas dessas guerreiras”, disse a secretária Cidadania e Direitos Humanos, Martha S. P. Chambarelli de Novaes.

O superintendente da Igualdade Racial, Luiz Carlos de Souza, falou sobre a iniciativa. “O prêmio é importante, pois mostra que já existe uma política de afirmação que faz com que a mulher negra ganhe mais notoriedade. A mulher negra tem que ter esse espaço e valor. O prêmio traz em Nilópolis a possibilidade de dar visibilidade a essas mulheres, que tanto trabalham em prol de suas comunidades e bairros. Nada mais justo do que essas mulheres serem exaltadas, que tenham um momento em que possamos falar com elas sobre negritude e fazer com que despertem o desejo de estar na luta da igualdade racial”, disse.

O assessor da Superintendência da Igualdade Racial, Júnior Lima, destacou o prêmio como mais uma ferramenta para ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, à discriminação, ao preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. “É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, à promoção, à valorização e ao debate sobre a identidade da mulher negra brasileira”, explicou.

A entrega do Prêmio Mulher Negra 2018 foi realizada na Câmara Municipal e contou ainda com a presença da subsecretária de Cidadania, Prof.ª Nilcéa Clara Cardoso; secretário de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Eduardo do Carmo Amorim, deputado federal, Simão Sessim, vereador Roberto de Barros Batista, subsecretário de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Junior Josué, dentre outras autoridades.

Confira abaixo a lista das premiadas:

Christiane Honório de Souza – Responsável pela filial da CVC Turismo em Nilópolis.

Rosemeri Florindo –  Servidora da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos.

Simone Cristina – Assistente social na Casa da Mulher Nilopolitana

Eleonora da Silva – Enfermeira do Hospital Lourenço Jorge, Rio

Rafaela Tomaz – Representando as Mulheres Trans Brasileiras

Roberta Ribeiro – Backing vocal da Banda Cidade Negra e vocalista da Banda Soul Guanabara

Thammirys Machado – Miss Baixada Simpatia e postulante ao título de Miss Rio de Janeiro.

Alcione de Nilópolis – Diretora do Centro de Referência de Assistência Social do bairro Paiol.

Caroline Nascimento-  Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nilce Fran – Coordenadora da Ala de Passistas do G.R.E.S. Portela

Eli Ferreira – Atriz e madrinha do Projeto Somos Tão Jovens da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial

Letícia Sá – Idealizadora do Projeto Social Mutirão do Amor

Selminha Sorriso – Porta-bandeira do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis

Também foram concedidas Moções de Agradecimento para a psicóloga da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Drª. Márcia Coelho, a bailarina Bombom Machado e a Corporação BanMafa, dos alunos do Colégio Antônio Figueira de Almeida.