Nilópolis participa de programa que reduz demanda reprimida por cirurgias eletivas

Nilópolis está entre os municípios da Baixada Fluminense a participar do Programa Opera RJ, que realiza cirurgias eletivas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa está sendo operacionalizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf). A cidade foi a primeira da região a fazer os procedimentos.

O programa foi criado pela Secretaria Estadual de Saúde, com o intuito de reduzir a demanda reprimida existente nos sistemas municipais de regulação, do grupo de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, tendo em vista que, com o período de pandemia, a fila de espera sofreu um aumento, resultante das suspensões para este tipo de procedimentos na época, que reflete até hoje.

Nilópolis aproveitou o mês de outubro, dedicado às campanhas de conscientização sobre a saúde da mulher, para ofertar cirurgias voltadas para este público, tendo realizado um total de 159 laqueaduras de trompas. Dona Érica, moradora do município, foi uma delas. “Hoje eu vim realizar o meu sonho de fazer essa ligadura, e já tem tempo que eu estava esperando por ela. Graças a Deus vocês realizaram o meu sonho”, comentou a paciente.

Outros públicos também foram contemplados no município, como é o caso das cirurgias de vasectomia, realizada por 124 homens, 9 hernioplastias, e 11 colecistectomias.

“Fico muito orgulhoso do nosso município ser o primeiro a fazer parte desse grande projeto, e que com certeza vai trazer mais qualidade de vida para quem está precisando ser operado. Temos trabalhado muito para fortalecer essa parceria com o Cisbaf, que já vem gerando importantes resultados para a nossa cidade”, afirmou o prefeito Abraãozinho David.

Segundo dados do Cisbaf, o programa atenderá prioritariamente quem já estava na fila dos municípios, mas os demais pacientes podem procurar a secretaria de saúde do seu município para ver a disponibilidade de cirurgias.

A Secretária Executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, falou sobre as perspectivas do programa na região. “Este é um importante passo para a Baixada Fluminense, pois deve contribuir para o atendimento de pacientes que aguardam há anos na fila de espera por uma cirurgia. Ao todo são centenas de cirurgias contempladas, incluindo procedimentos de hérnia, tireóide, vesícula, oculares, articulações e ligamentos, laqueaduras, vasectomia, traqueostomia, angioplastia e outros, que vão sendo disponibilizadas de acordo com as prioridades estabelecidas pelos municípios. Já chegamos ao total de 343 procedimentos em outubro, e a previsão é que neste mês de novembro o quantitativo seja ainda maior”, concluiu Dra. Rosangela.