Prefeitura trabalha para manter Nilópolis entre as cidades com melhor Mobilidade e Acessibilidade do Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou um estudo de identificação, mapeamento e quantificação de áreas urbanas do Brasil.

Este trabalho levou três anos para ser concluído e com base em análise minuciosa de imagens de satélite, constatou-se que menos de 1% do território nacional é considerado urbano, para ser preciso, apenas 0,63% é considerado território urbano e essa área concentra 160 milhões de pessoas, ou seja, 84,3% da população brasileira.

O referido trabalho permitiu, entre várias outras aplicações, relacionar os municípios com maior densidade populacional urbana, e no topo da lista temos Nilópolis com 158.309 habitantes ocupando menos de 10 km², ou seja, mais de 16 mil habitantes por quilômetro quadrado.

Apesar desta assustadora realidade, um dado publicado pela revista EXAME, nos chamou atenção. A Urban Systems, empresa que monta o Ranking Connected Smart Cities, trata de diversos setores. No quesito Mobilidade e Acessibilidade, dentre 500 municípios estudados, Nilópolis no ano de 2016 ocupava a 37ª colocação e deu um salto para 15ª em 2017.

Diante dos dados, a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Transportes, vem trabalhando para melhorar a posição do Município e realizou um planejamento, onde em 2019 iniciará pintura viária e sinalização horizontal e vertical, com estabelecimento de vagas para idosos e deficientes, criação de corredores exclusivos para ônibus nas avenidas Getúlio Vargas e Getúlio de Moura, com reordenamento dos pontos de ônibus, priorizando sempre a integração entre os modais de transporte.

“Mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito é um dos maiores desafios do mundo moderno e a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Transportes entende isso e busca conseguir, no ano seguinte, um salto tão significativo quanto o constatado neste ano. Lembro que todas as medidas serão passadas à população antes da implantação, afim de que ninguém seja pego de surpresa”, disse o secretário de Transportes, Amauri de Jesus.

Amauri lembra também que todas as ações somente são possíveis graças ao apoio que o prefeito Farid Abrão vem dando a pasta do Transportes. “Nenhuma das nossas ações seria posta em prática sem o apoio do nosso prefeito Farid. Sempre preocupado com a nossa população, ele sempre nos cobra melhorias e empenho em tudo que fazemos”, concluiu o secretário.

A sede da Secretaria Municipal de Transportes fica na Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1508, Centro. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 2691-1085. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h.