Prefeitura certifica primeiro estabelecimento com Selo de Inspeção Municipal

Certificado é destinado a empresas de produtos artesanais de origem animal e vegetal

A Prefeitura de Nilópolis, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, certificou nesta manhã (30/10) o primeiro estabelecimento com o Selo de Inspeção Municipal para produtos de origem animal e vegetal. O certificado foi entregue pelo prefeito Abraão David Neto para a empresa de charcutaria Vinho D’Alhos Defumados Artesanais, localizada no bairro do Cabuís.

“Agora vamos sair da inércia e poder comercializar nossos produtos de maneira 100% regular dentro do município”, comemorou o Pastor Ednaldo Carvalho, proprietário da empresa de charcutaria, que é uma técnica artesanal de produção de alimentos defumados. Ele esteve acompanhado da sua filha Rebeca Carvalho e do marido dela, Thiago Oliveira.

Sancionada pelo prefeito em dezembro do ano passado, a lei 6.760/22 que criou o Selo de Inspeção Municipal de Nilópolis – SIMN é de autoria do vereador Alvinho, que também presenciou a entrega do certificado, além de Gustavo Naame, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária da cidade.

“Inicialmente fazemos a inspeção no local para averiguar se está em conformidade com o que a lei determina. Depois disso, é preciso cadastrar cada produto comercializado, e junto com uma ficha técnica, iremos conferir os dados e realizar a concessão ou não do selo”, explicou o diretor.

O prefeito Abraão David Neto acredita que agora mais empresas irão procurar o Selo de Inspeção Municipal. “Esse certificado é fundamental para os empreendedores da cidade, aumentando o alcance desses produtos em todo o município”, destacou.

A certificação beneficia os pequenos produtores de origem animal e vegetal, permitindo que eles regularizem e sujeitem sua produção a inspeção legais, proporcionando estabilidade jurídica. Isso, por sua vez, viabiliza o crescimento de seus negócios, impulsiona as vendas e cria oportunidades de emprego, aumentando também a arrecadação do município.