Vândalos destroem mais uma vez a escada rolante tão sonhada do Calçadão de Nilópolis

Novamente os nilopolitanos que precisam acessar a estação ferroviária ou simplesmente atravessar de um lado ao outro do Município não podem contar com as escadas rolantes instaladas no Calçadão. O equipamento mais uma vez foi danificado por conta do mau uso do equipamento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, os danos foram provocados devido à grande demanda de ocorrências por chinelos, sandálias, copos plásticos e entre outras coisas que são deixados no equipamento, sem contar com crianças que, mesmo acompanhadas dos seus responsáveis, andam em sentido contrário ao do movimento da escada ou, mais grave ainda, praticam o surfe de corrimão, cavalgando sobre ele. Tais práticas, além de causar danos aos equipamentos podem causar incidentes e acidentes graves.

Para o Coordenador de Integração Governamental, Pedro Henrique Tavares dos Santos, além de prejudicar o ir e vir dos usuários, o mau uso também gera despesas que poderiam ser aplicadas em outras áreas. “Infelizmente, mais uma vez estamos sofrendo com esse problema. O prefeito Farid Abrão não mediu esforços, ainda que com toda a crise financeira, em contratar uma empresa que fizesse esse serviço de reparo e apesar das grandes dificuldades, conseguimos colocar o equipamento em pleno funcionamento. Recaímos sempre na questão do vandalismo e do lixo no interior do equipamento. Temos cestos de lixo no local,  a limpeza é feita rotineiramente e, conforme constatado, vemos lixo e detritos no interior da escada. Os idosos são os mais prejudicados, assim como as mães com crianças de colo, pessoas com mobilidade reduzida, enfim. Pedimos a colaboração de todos porque essa escada rolante é de todos nós ”, disse.

As escadas rolantes contam com sensores que desligam automaticamente o equipamento se houver alguma pessoa ou objetos presos entre os degraus ou entre o degrau e o rodapé. Outras dicas para evitar acidentes nas escadas rolantes:

1.- Durante o trajeto, jamais projete a cabeça para fora da escada olhando para baixo, pois há grande perigo entre o cruzamento da escada que sobe com a que desce;

2.- Crianças pequenas são vítimas do ponto de entrada do corrimão. Quando deixadas sozinhas pelos pais nas proximidades da escada, tendem a brincar perto da entrada do corrimão e isto deve ser evitado pelos pais;

3.- Não se deve esperar ser levado pelo degrau para cima do pente como algumas pessoas fazem, pois um pente pode estar quebrado e prender o sapato. O certo é pular antes de chegar ao pente;

4.- Os pés devem ser posicionados dentro da área do degrau, sem deixar uma ponta para fora nem se encostar ao degrau de cima ou de baixo nem raspar no rodapé;

5.- Em geral, as sandálias, os tênis são mais perigosos, pois a borracha é macia e não escorrega, podendo ser presa pelo movimento entre degrau e a lateral ou entre os dois degraus. Cuidado também com o uso de vestidos muito longos que eventualmente podem ficar enroscados no pente da escada rolante;

6.- Animais de estimação também não devem ser transportados em escadas rolantes;

7.- Os usuários devem permanecer afastados das laterais e do rodapé, principalmente com roupas longas, cadarços desamarrados e saltos finos de sapato;

8.- Cuidado também ao transportar bagagens e volumes, lembrando que os pacotes não podem atrapalhar a visão dos degraus e nem serem colocados na escada;

9.- O lado esquerdo da escada deve ser deixado livre para passagem de outro usuário;

10 – As crianças pequenas devem ser mantidas no colo até o final do percurso na escada, nunca devem sentar nos degraus ou andarem pelo sentido contrário ao do movimento da escada nem tampouco praticar o surfe de corrimão, cavalgando sobre ele.