Prefeitura de Nilópolis recebe secretários de Turismo da Baixada Fluminense

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Turismo, recebeu na manhã desta quinta-feira (11) na 1ª Igreja do Nazareno, no Centro, os secretários de turismo da Baixada Fluminense, assessores e representantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para uma reunião em busca da formação de uma instância de governança da Baixada Fluminense.

Para o Ministério do Turismo enviar verbas para qualquer cidade do Brasil, o município precisa estar incluso numa instância de governança, e isso está dentro dos parâmetros de regionalização, permitindo assim monitorar o perfil de cada região.

Nilópolis tem um dos maiores parques naturais do Rio de Janeiro, o Parque Municipal Natural do Gericinó. “Estamos com um projeto pronto de colocação de placas pelas cidades para a orientação, como localização, e orientação dentro das vias de como chegar ao parque, favorecendo uma maneira inteligente de acesso ao local, de qualquer lugar de Nilópolis ou das cidades vizinhas”, explicou o professor, turismólogo e coordenador de projetos turísticos da Secretaria de Turismo de Nilópolis, Elias Abreu de Oliveira.

Vale destacar que as reuniões serão realizadas em todos os municípios da região e neste mês, Nilópolis foi escolhido para sediá-la. A UFRRJ montou um observatório do turismo da Região da Baixada Verde, justamente para apoiar nesta questão da instância de governança, e atender os requisitos do Ministério do Turismo.

Participando do programa de regionalização do Turismo, a Prefeitura de Nilópolis está contribuindo para formar a instância de governança da região turística do Baixada Verde.