Prefeitura de Nilópolis realiza ‘Dia D’ de Prevenção a dengue, zika e chikungunya

Na manhã do último sábado (16), a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio do Centro de Ensino CEFAE, realizou o evento “Atitude contra o Mosquito – Dia D de Prevenção a Dengue, Zika e Chikungunya”, no Calçadão da Avenida Mirandela, no Centro.

Realizada em todo o estado, a campanha pretende mostrar com exemplos práticos como o combate ao mosquito Aedes aegypti pode ser feito na rotina de cada um e, para ser efetivo, precisa da atitude de todos.

Foram realizadas ações educativas, distribuição de materiais informativos a população, verificação da pressão arterial, teste de glicose, orientação sobre diabetes e hipertensão, além da visita de 50 agentes de saúde aos domicílios para a verificação de possíveis criadouros e orientações ao moradores nas adjacências.

“Está acontecendo em todo o estado hoje o “Dia D”, conscientizando a população com relação à prevenção da Zika, Dengue e Chikungunya e ao mosquito Aedes aegypti. Estamos fazendo distribuição de material informativo, orientando a população, e também recebendo denúncia sobre os pontos de foco, para que a gente possa fazer algumas ações preventivas”, explicou o subsecretário Uilen Barbosa.

O Aedes

O Aedes aegypti é doméstico, vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante o uso de telas em janelas e portas, mosquiteiros, roupas compridas, além de uso de repelente nas partes expostas do corpo, aumentado a área de proteção.

Sintomas e diagnóstico

A dengue apresenta febre alta e de início súbito e dores no corpo. A zika tem como principal característica as manchas vermelhas (exantema), que causam uma doença chamada febre da zika vírus, associada à febre baixa e dores pelo corpo. Já a chikungunya apresenta sintomas como febre alta e fortes dores nas articulações. O diagnóstico das doenças, na maior parte dos casos, é clínico, ou seja, é feito com base nos sinais e sintomas relatados e observados por profissionais de saúde que indicam o tratamento adequado para cada caso.

Além da mobilização, a Secretaria Municipal de Saúde sugere que a população dedique pelo menos 10 minutos por semana para analisar o seu quintal e tentar localizar possíveis criadouros do mosquito e assim contribuir para que a dengue permaneça com índices baixos no Município.

As principais dicas para evitar que o mosquito se prolifere e contamine mais pessoas são:

Guardar as garrafas sempre viradas para baixo;

Encher de areia ou terra os pratinhos que possam armazenar água;

Jogar no lixo qualquer objeto que possa acumular água;

Manter bem tampados baldes, tonéis, piscinas e caixas d’água;

Guardar pneus ao abrigo da chuva e da água.