Prefeitura de Nilópolis realiza abertura das atividades da Casa da Mulher


Na última quarta-feira (06), foram reabertas as atividades da Casa da Mulher Nilopolitana. Para marcar, a subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, Profª Nilcéa Clara Cardoso, promoveu um evento onde destacou a importância da funcionalidade de um Centro de Referência e Apoio a Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. “Trata-se de um espaço de acolhimento às mulheres que se encontram em situação vulnerável em face à agressão sofrida e portanto, são atendidas pelo setor de Serviço Social, Psicológico e Jurídico. Em muitos casos, acompanhadas a delegacias, IML, Cras, Creas, abrigos da Rede, hospitais, postos de saúde e inclusive visita domiciliar”, disse ela.

Na ocasião, o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Álvaro Cunha Ramos. enfatizou a importância da denúncia em casos de violência à mulher. O secretário solicitou ainda a técnica do Setor Jurídico, Cátia Caldas, que lesse um poema relacionado a importância do carinho e o amor que devemos dedicar às mulheres.

Estiveram presentes cerca de 150 alunas de artesanato (oficineiras), bem como as professoras das 13 oficinas oferecidas pela Casa da Mulher Nilopolitana: Biscuit, Corte e Costura, Pintura em Napa, Pedraria, Maquiagem e Trança, Confeitaria, Culinária, Flores em E.V.A, Reciclagem, Crochê Básico, Crochê Avançado, Manicure e Feltro.

Segundo a subsecretária, as oficinas possuem uma dupla função, além de propiciarem as alunas um prazer terapêutico, tratando assim do estado emocional de cada uma, haja vista relatos de alunas que antes sofriam de depressão e hoje não sofrem mais, ao mesmo tempo resgatam a cidadania das mesmas através do empoderamento, bem como prepará-las para reinserção no mercado de trabalho.

Durante o evento foi também apresentado o quadro técnico: Catia Caldas (Setor Jurídico), Rosane Santana (Setor de Psicologia), Marcia Trindade (Serviço Social), Simone Cristina (Serviço Social), Elcinea da Rocha Karraz (superintendente dos Direitos da Mulher) e Rafael Abreu (coordenador administrativo).

Você pode gostar...