II Expo Trabalho atendeu 6 mil pessoas em Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, realizou no último sábado (28), a 2ª Expo Trabalho, na quadra do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Farid Abrão, que fez questão de salientar a importância da Expo para o município. “A Prefeitura vem fazendo a sua parte mesmo diante de um cenário de crise que segundo o IBGE, já provocou a perda de emprego para cerca de 13 milhões de pessoas em todo o país. Todos nós sabemos que Nilópolis por ter uma extensão territorial muito pequena, tem dificuldade para atrair grandes indústrias por conta dessa falta de espaço, mesmo assim, não ficamos de braços de cruzados e além da Expo e do trabalho de inclusão e capacitação feito pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, também estamos fazendo um trabalho para atrair empresas para se estabelecer em nosso município, desta forma fazendo com que a nossa cidade comece a mudar o perfil de cidade dormitório”, disse ele.

Segundo o secretário de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Amorim, ao todo o evento atendeu 6 mil moradores de Nilópolis, sendo 4.500 deles encaminhados para vagas de emprego. “Este ano, atendendo ao pedido do prefeito Farid Abrão, procuramos dar uma melhor qualidade de atendimento para aqueles que procuram a Expo e para que isso fosse possível, diferente da primeira edição, tivemos que limitar o atendimento aos moradores de Nilópolis. Nesta edição as empresas que atenderam ao nosso convite disponibilizaram cerca de 5 mil vagas e quase que a totalidade delas poderão ser preenchidas por moradores do nosso município. Quero deixar claro que cada empresa tem seus métodos de seleção e aqueles que não se encaixarem dentro do perfil estabelecido pelas empresas, os currículos ficarão armazenados no banco de dados da empresa e convidamos essas pessoas a também incluírem seus currículos no Banco de Empregos da nossa secretaria”, disse o secretário.

Além do encaminhamento, as vagas oferecidas pelas empresas presentes, esta segunda edição emitiu, gratuitamente, 550 documentos de identidade e 330 Carteiras de Trabalho, além de emitir 400 isenções de taxas para diversos outros serviços. Nesta edição também estiveram presentes várias secretarias municipais que também disponibilizaram seus serviços, como as de Cidadania e Direitos Humanos, Saúde, Habitação, Educação e Turismo. O evento contou, ainda, com o apoio das secretarias de Segurança, Transporte, Defesa Civil, Cultura e Governo

O evento contou ainda com a presença de diversos secretários municipais, do deputado federal Simão Sessim, do prefeito de Japeri, Carlos Moraes, além do secretário estadual de Trabalho e Renda, Milton Rattes de Aguiar, que aproveitou para anunciar a reinauguração, em cerca de três meses, do posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Nilópolis.

Além da presença de empresas que fizeram a oferta de vagas de empregos e estágios, encaminhamentos e recebimento de currículos, a 2ª EXPO TRABALHO também teve um foco no Empreendedorismo, com a presença de diversas assessorias e franqueadoras. Os interessados em capacitação e ensino, encontraram instituições como universidades, escolas técnicas, entre outras, que apresentaram os seus cursos.