Prefeitura de Nilópolis intensifica podas de árvores como medida preventiva

Para garantir a manutenção adequada da arborização do município, a Prefeitura de Nilópolis, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil, mantém um cronograma que realiza serviços de poda e corte de árvores caídas como medida preventiva, trabalho que está sendo intensificado atualmente devido a época de ventos fortes.

Com as podas, há a redução dos riscos de tombamentos e quebra de galhos. Mesmo uma árvore sadia, em dias de ventos mais fortes, pode vir a cair, ressaltando assim importância das podas e cortes quando necessários.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Sinézio Perez Gonzales, o serviço de poda ou corte só pode ser realizado em áreas públicas ou particulares com risco comprovado de queda ou daquelas que já estejam caídas em vias. “As árvores localizada em terrenos particulares, que não estejam enquadradas nesta situação, a responsabilidade pela poda ou corte é do proprietário, que deverá abrir um processo junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fará a análise do pedido e uma vistoria no local”, concluiu Sinézio.

A Secretaria de Defesa Civil funciona na Rua Cel. França Leite, 2010, Bairro Nossa Senhora de Fátima. As solicitações de emergências podem ser feitas através do telefone 199. Para maiores informações o atendimento é feito pelo telefone 2691-0260.

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente funciona dentro do Parque Municipal Natural do Gericinó, que fica na Rua Antônio João de Mendonça, s/nº, Manoel Reis.