Prefeitura de Nilópolis inicia um grande projeto para acabar com o descarte ilegal de entulhos na cidade

Desde o dia 1º de janeiro a Prefeitura de Nilópolis, através da secretaria de Serviços Públicos, vem combatendo, incansavelmente, um grave e crônico problema que, literalmente, tomou conta das ruas da cidade: o descarte ilegal de entulhos.

Fazendo a sua parte, a Prefeitura tem trabalhado dia e noite, através das equipes da secretaria de Serviços Públicos, retirando os entulhos das ruas. Somente entre os dias 1º e 31 de janeiro, foram recolhidos 800 caminhões de entulho. Além disso, foram identificados aproximadamente 40 pontos de descartes ilegais e clandestinos. Alguns deles já foram limpos, pelo menos, quatro vezes no período. Há casos em que um ponto é limpo pela manhã e ao final da tarde um novo entulho é jogado no local.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Marcos Berkowitz, os prejuízos para a cidade vão além do financeiro, já que é um custo muito alto retirar estes descartes ilegais, envolvendo funcionários, máquinas e veículos:

-”Se não bastasse o custo financeiro desta ação, existe o aspecto estético, já que a cidade fica feia. Além disso, o entulho ilegal nas ruas acaba contribuindo para um outro grave problema, as chuvas levam os resíduos para dentro de ralos e galerias, contribuindo para alagamentos, com prejuízos para moradores e comerciantes.”, explicou o secretário.

Secretarias se unem no combate ao problema

Para pôr fim a este ciclo vicioso, onde todos perdem, a Prefeitura está preparando uma grande ação, educativa e informativa, com a finalidade de disciplinar e ordenar o descarte e retirada de entulho, entre o cidadão e a secretaria de Serviços Públicos. Para tanto, diversas secretarias estão sendo envolvidas neste projeto: Educação, Segurança Pública, Governo e Comunicação, Meio Ambiente, Fazenda e Transporte.

Ao mesmo tempo em que investe neste projeto de educação e conscientização da população, a Prefeitura está intensificando um trabalho de repressão, notificação e punição, através de multas aos infratores.

O que se espera mesmo é que através de um grande entendimento, parceria e colaboração, entre a Prefeitura e a população, possamos juntos estar construindo uma cidade melhor para se viver.