Educação faz diferença em Nilópolis

Alunos retornam às atividades aos sábados

Em Nilópolis são seis dias de aulas para os estudantes da rede municipal de ensino. Os sábados se tornaram necessários para os alunos participantes do Superação e Curso Técnico. A unidade escolar recebe os jovens durante quatro horas, com direito a café da manhã, almoço e ônibus escolar.

Centenas de alunos do 5º e 9º ano da rede de ensino estão iniciando as aulas de português e matemática pelo curso preparatório. Eles estão se preparando para ingressar no ensino médio, seja na CEFET, IFRJ, FAETEC ou escolas normais da rede pública estadual e militares.

“A nossa intenção com o preparatório é permitir que os nossos alunos sonhem e acreditem neles. Muitos alunos tem o sonho de entrar no instituto federal, uma escola militar, ou nas instituições técnicas para dar seu ponta pé inicial para depois ter o Enem, além de criar o hábito de estudo”, disse a vice-prefeita, Flávia Duarte.

E não para por aí… os estudantes do 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) fazem parte do Superação, projeto que também oferece atendimento aos sábados nas unidades escolares, preenchendo as lacunas de aprendizagens deixadas pela pandemia da Covid-19.

Superação surgiu a pedido do prefeito Abraãozinho, após considerar o déficit de aprendizagem apontado nas avaliações diagnósticas e no processo de enturmação.

“Estamos iniciando o projeto Superação, em todas as unidades de Ensino Fundamental com reforço em Português e Matemática. Além da aprendizagem, é um dia de acolhimento e de atividades diversificadas, tornando o sábado um dia bem especial para nossos estudantes”, salientou a secretária de educação, Debora Carlos.