Prefeito e vice-prefeita visitam abrigo provisório montado para pessoas em situação de rua

A ação visa ajudá-los nesse período de frio intenso.

Devido ao frio intenso que tem feito no estado, a Prefeitura de Nilópolis montou um abrigo provisório na Casa da Terceira Idade, no bairro do Cabral, para pessoas em situação de rua. O prefeito Abraãozinho e a vice-prefeita Flávia Duarte visitaram o local para acompanhar a ação da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Saúde.

Vinte e oito pessoas foram acolhidas e receberam kit de higiene pessoal e alimentação. A ação começou na quarta-feira (28/7), com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que foi às ruas para saber quantas pessoas gostariam de ser abrigadas neste período de frio. Quem não quis ser amparado, ganhou cobertores.

“Montamos esse abrigo provisório, com oferecimento de testes rápidos de Covid-19 e exames laboratoriais, além de corte de cabelo e outros cuidados pessoais”, afirmou Abraãozinho, acrescentando que tem o sonho de criar a Casa de Passagem.

“ Vamos buscar um local adequado, para que a gente possa dar uma oportunidade para que essas pessoas possam ser reintegradas à sociedade”, salientou. “Espero que Deus possa continuar nos abençoando para que possa alcançar esse objetivo”, concluiu, com a concordância da vice-prefeita Flávia Duarte.

Os acolhidos recebem colchonete, manta, cobertor e kit de higiene. Durante a noite jantam e, pela manhã, recebem café da manhã. Uma enfermeira e um guarda municipal passam a noite no lugar.

“É um abrigo provisório para esses dias mais frios. Caso alguém passe mal, há uma equipe do SAMU para atender. Estamos tomando todos os devidos cuidados”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima.

Qualquer pessoa pode ajudar no projeto de acolhimento de pessoas em situação de rua. A Prefeitura está promovendo uma campanha para arrecadar roupas e cobertores para distribuir entre esta parcela da população. Os pontos de entrega são a Secretaria de Desenvolvimento Social, na sede da Prefeitura, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e as escolas municipais.

A Secretaria de Desenvolvimento Social fica na Rua Pedro Álvares Cabral, 305, segundo andar. O telefone é 2691-1745, ramal 23.

A relação com o endereço das escolas municipais pode ser encontrada no link: https://nilopolis.rj.gov.br/site/escolas/

E o dos CRAS no link: https://nilopolis.rj.gov.br/site/unidades-de-assistencia-social/